Obras

Untitled (Vol.II Color) [Sem Título (Vol.II Cor)]

painting
Untitled (Vol.II Color) [Sem Título (Vol.II Cor)]
Untitled (Vol.II Color) [Sem Título (Vol.II Cor)]
© MACAM
Data

1991

Técnica

Acrílico, pastel a óleo e impressão sobre tela

Dimensões

228,5 x 378 cm (tríptico - 228,5 x 126 cm, cada)

Matt Mullican é um artista conceptual americano cujo trabalho combina desenho, gravura, escultura, vídeo e performance para explorar o subjetivo. Ao intersectar temas comuns e semiótica pessoal, o trabalho de Mullican descodifica imagens e sinais através da utilização de diagramas e padrões. A construção de padrões e possibilidades de como eles podem ser decompostos constitui o núcleo da prática de Mullican. Usando o seu próprio inconsciente e o estado de hipnose como ponto de partida para muitas das suas obras, a sua prática visa conceber uma relação entre o objetivo, o subjetivo, e a sua representação, desvendando assim o que está para além do universo das imagens.
Untitled, 1991 é um exemplo do sistema peculiar de representação de realidades de Mullican composto por imagens, pictogramas, códigos, sinais e cores. O uso de códigos de cores representa uma pedra angular de longa data do trabalho de Mullican; verde representa o material, azul para o mundo quotidiano, amarelo para as ideias, branco e preto para a linguagem e vermelho para o subjetivo. O vocabulário visual do trabalho interpola tradições, estudos científicos, crenças, culturas de diferentes épocas e lugares para ponderar as antigas questões existenciais e aspetos da vida. Baseando-se em elementos retirados do mundo real, a utilização de ilustrações científicas antigas na obra dá origem, através da sua organização e modo fragmentado de representação, a um conjunto de pictogramas pessoais que examinam a relação entre a realidade e a perceção, ao mesmo tempo que fornecem uma estrutura para o estudo das complexidades da condição humana. Fazendo parte da série "Rubbings", uma técnica semelhante a uma espuma, em que o artista transfere para a tela um grupo de imagens existentes que fazem lembrar desenhos histórico-científicos e estudos, estas imagens criam uma sensação de ausência e mesmo de abstração, como consequência da sua remoção do seu contexto inicial. Tornam-se cópias vazias sem relação e sem significado, questionando os modos da sua existência, como justapostas à originalidade da obra de arte em que se tornaram parte. Untitled, 1991, como grande parte da obra de Mullican, representa um sistema visual especulativo de filosofias, intuições, fenómenos, interação humana e as complexidades da psique.
MC