Entre a Palavra e o Silêncio
22 nov - 01 jun


Obras da Coleção José Carlos Santana Pinto
O MACAM inaugural uma nova dimensão do conceito The House of Private Collections, ao apresentar pela primeira vez uma coleção particular convidada, desenvolvida por José Carlos Santana Pinto. Colecionador atento, construiu um acervo singular, onde prevalece a reflexão conceptual, a par de uma atenção particular à economia formal e uma intensa relação entre palavra, número e pensamento crítico.
As obras agora reunidas no MACAM revelam diferentes vertentes desta coleção, marcada pela convivência entre artistas portugueses e internacionais, pela procura de diálogos visuais e conceptuais em múltiplos suportes que ultrapassam fronteiras geracionais. Fiel à sua visão, o colecionador entende a arte como um espaço de interrogação — “o belo tem de fazer perguntas” —, conferindo às peças selecionadas uma força que é tanto estética como reflexiva.
Com esta exposição, o Museu abre caminho a um ciclo de colaborações que, a par da coleção Armando Martins, pretende dar visibilidade a outras coleções privadas que não dispõem de espaço público de apresentação, ampliando a partilha de patrimónios artísticos com a comunidade.
Curadoria: Adelaide Ginga
Nota Biográfica - José Carlos Santana Pinto
Colecionador há mais de 40 anos, com uma profissão que o levou a viajar muito. Viveu em várias cidades, nomeadamente em Paris, e em outras fora da Europa, circunstância que lhe facilitou a visita frequente a museus, galerias de arte, bienais e feiras de arte. Faz parte há alguns anos, do Comité de Honra da ARCOLisboa.
Alfredo Jaar, I can't go on, I'll go on, 2016
© Cortesia Galeria Luísa Strina