Fado Fernanda Maciel, Marta Rosa & Miguel Silva
24 jul 19:30h


Entrada livre com consumo mínimo
Horário àCapela: 18h às 23h
Este espaço não é acessível a pessoas em cadeiras de rodas e com mobilidade reduzida.
Fernanda Maciel
Em 2016 inicia seus estudos em guitarra portuguesa no Museu do Fado sob a orientação do professor Antonio Parreira. A partir daí começou a frequentar colectividades e casas de fado a acompanhar fadistas.
Figura frequente nas casas de Fados lisboetas, em 2022 representou a "Tasca do Chico" no Festival Santa Casa Alfama. Participou de eventos importantes na cidade de Lisboa como a abertura da Eurovisão em 2010 e a inauguração da Oficina da guitarra portuguesa em 2019. Em 2020 participou como solista do "11th Calcutta International Classical Guitar Festival" é guitarrista residente na casa de fados "Povo Lisboa".
Fez parte de dois projectos de Fado onde os seus membros são mulheres. O primeiro, voltado para o género musical de uma forma mais tradicional, "As Mariquinhas”e outro, para uma abordagem mais moderna “Amara Quartet”.
Fernanda Maciel é cidadã portuguesa e brasileira. Possui graduação em Guitarra Clássica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-graduação em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa.
Marta Rosa
Nasceu a 14 de fevereiro de 1991, natural de Alverca do Ribatejo.
Em 2004, aos 13 anos, conquistou o 1º prémio juvenil no concurso «Grande Noite do Fado de Lisboa», no Teatro Municipal São Luiz.
Em 2007, ingressou no Conservatório Regional Silva Marques, em Alhandra, onde veio a concluir o curso de Canto sob orientação da professora e mezzo-soprano Susana Teixeira.
Em 2009, recebeu da mesma instituição o prémio "Silva Marques" - um reconhecimento entre estudantes e mais um incentivo marcante na sua aprendizagem.
Em 2010, conquistou o 2° prémio “Maria Severa” no concurso "Há Fado na Mouraria" no Teatro da Trindade, em Lisboa. Pela primeira vez, sobre a melodia do Fado Menor do Porto, de João Black, Marta Rosa cantou uma letra de sua autoria, “Metro”.
Licenciou-se em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, em 2013, e em Canto pela Escola Superior de Música do Instituto Politécnico de Lisboa, em 2016, na classe do professor e tenor Luís Madureira, com um exame final de 19 valores.
Em 2019, conquistou o 1° prémio no concurso "O Meu Fado" (Rádio SIM) e a gravação do seu primeiro EP "Entretanto", lançado em 2020 nas plataformas digitais sob o selo da editora Universal Music Portugal. Ainda nesse ano, fundou e integrou o projecto "As Mariquinhas" com Fernanda Maciel, Cláudia Leal e, mais tarde, Mara Dulce, um conjunto de Fado exclusivamente feminino. Chegaram a acompanhar figuras de referência como Maria João Quadros e Florinda Maria.
Durante um ano e meio, foi a responsável pela coordenação das residências artísticas, pelo agendamento diário do elenco, e pelo acompanhamento à viola de Fado no restaurante Povo Lisboa, no Cais do Sodré.
Fadista, violista, letrista e compositora, Marta Rosa é uma artista de múltiplas valências e, contra todas as convenções, uma das raras mulheres a escrever para Fado e a tocar viola profissionalmente. Ao lado da guitarrista Fernanda Maciel, continuam a ser uma das primeiras parelhas femininas em actividade.
Miguel Silva
Miguel da Silva é um músico, compositor e produtor natural de Palmela (Portugal). Durante mais de 14 anos de experiência, desenvolveu uma abordagem única à guitarra e à composição baseada em referências musicais muito diversas que vão da música tradicional portuguesa à eletrónica, passando pelo jazz, pelo rock, pela música erudita e por muita música de fusão.
Durante a sua carreira trabalhou com artistas e autores notáveis como Dulce Pontes, Ana Moura, António Chainho, Filipe La Féria, Ricardo Neves-Neves, Maria João Luís, Beatriz Rosário, Bia Caboz, Pedro Jóia, Amélia Muge, José Manuel Neto, Ricardo Parreira, Liana e Paulo Flores, entre muitos outros.
Depois de alguns anos a trabalhar em contextos que vão desde as casas de fado aos musicais, incluindo concertos em múltiplas salas de espetáculo e festivais nacionais e internacionais, passando pela composição e produção para diversos artistas e projetos, Miguel da Silva lançou, em março de 2025, o tema “Quem Ama”, single em que conta com a colaboração do ator Pedro Lamares. "Quem Ama" é o primeiro tema do seu álbum em nome próprio, no qual cruza música instrumental para viola de fado com poesia de João Monge recitada por vários nomes notáveis do teatro português. Este álbum será disponibilizado a partir de outubro de 2025.