Ann-Sofi Sidén (1962, Estocolmo, Suécia) tem um percurso relevante na geração de artistas nos anos 80, que desenvolveram uma aproximação anti-formalista às artes visuais. Fazendo uso de uma diversidade de disciplinas como a performance, escultura imagem e vídeo, Sidén sugere ao visualizador uma experiência cinematográfica e alternativa da realidade, ao lidar com assuntos como vulnerabilidade, controle, violência e vigilância.
Estudou na Universität der Künste em Berlim, Alemanha, entre 1986 e 1988 e, na Royal University College of Fine Arts, em Estocolmo, entre 1988 e 1992. Fez residências artísticas no Atelier Augarten, Viena, Áustria (2003); PS1, Nova Iorque, EUA (1993-94); Skowhegan School of Painting and Sculpture, Maine, EUA (1989).
Sidén, que começou por se dedicar à pintura, expandiu a sua prática ao jornalismo, cinema e pesquisa científica, materializado em instalações escultóricas ou em videoarte espaciais, que parecem pertencer a um sistema político, económico ou social. Recebeu vários prémios, como o Dagens Nyheter‘s Culture Prize, Estocolmo (2012) e o PS.1 International Studioprogram, Nova Iorque (1993-94), entre outros.
Entre as exposições individuais mais relevantes, destacam-se: 3 MPH, Horse to Rocket, Centro Galego de Arte Contemporanea, Santiago de Compostela, Espanha (2005); In Between the Best of Worlds, Moderna Museet, Estocolmo (2005); Das Neue 2, Atelier Augarten – Zentrum für Zeitgenössische Kunst der Österreichischen Galerie, Viena (2005); Warte Mal!, Wiener Secession, Vienna, Áustria (1999); Ann-Sofi Sidén – Enquête. The Panning Eye Revisited, ARC Musée d‘Art Moderne de la Ville de Paris, França (2001) e QM, I think I call her QM, Hirschhorn Museum, Washington (D.C.), USA (2000).
Está representada no Borås Konstmuseum, Borås, Suécia; CGAC – Centro Galego de Arte Contemporanea, Santiago de Compostela, Espanha; Dunkers Kulturhus Helsingborg, Suécia; EVN Sammlung, Viena, Áustria; Kalmar Slott, Kalmar, Suécia; Kiasma Helsinki, Finlândia, entre outros.
PS
Dezembro 2020
Estudou na Universität der Künste em Berlim, Alemanha, entre 1986 e 1988 e, na Royal University College of Fine Arts, em Estocolmo, entre 1988 e 1992. Fez residências artísticas no Atelier Augarten, Viena, Áustria (2003); PS1, Nova Iorque, EUA (1993-94); Skowhegan School of Painting and Sculpture, Maine, EUA (1989).
Sidén, que começou por se dedicar à pintura, expandiu a sua prática ao jornalismo, cinema e pesquisa científica, materializado em instalações escultóricas ou em videoarte espaciais, que parecem pertencer a um sistema político, económico ou social. Recebeu vários prémios, como o Dagens Nyheter‘s Culture Prize, Estocolmo (2012) e o PS.1 International Studioprogram, Nova Iorque (1993-94), entre outros.
Entre as exposições individuais mais relevantes, destacam-se: 3 MPH, Horse to Rocket, Centro Galego de Arte Contemporanea, Santiago de Compostela, Espanha (2005); In Between the Best of Worlds, Moderna Museet, Estocolmo (2005); Das Neue 2, Atelier Augarten – Zentrum für Zeitgenössische Kunst der Österreichischen Galerie, Viena (2005); Warte Mal!, Wiener Secession, Vienna, Áustria (1999); Ann-Sofi Sidén – Enquête. The Panning Eye Revisited, ARC Musée d‘Art Moderne de la Ville de Paris, França (2001) e QM, I think I call her QM, Hirschhorn Museum, Washington (D.C.), USA (2000).
Está representada no Borås Konstmuseum, Borås, Suécia; CGAC – Centro Galego de Arte Contemporanea, Santiago de Compostela, Espanha; Dunkers Kulturhus Helsingborg, Suécia; EVN Sammlung, Viena, Áustria; Kalmar Slott, Kalmar, Suécia; Kiasma Helsinki, Finlândia, entre outros.
PS
Dezembro 2020