Obras
Art For Modern Architecture El País: The Arab Spring in Tunisia (15.01.2011 / 16.01.2011 / 17.01.2011) El País: The Arab Spring in Egypt (13.02.2011) El País: The Arab Spring in Libya (24.02.2011 / 25.02.2011 / 28.02.2011) El País: Tsunami in Japan (
other


Data
2011
Técnica
Clips de papel serigrafado sobre papel de jornal
Dimensões
51,5 x 40,7 cm (9x)
O trabalho de Marine Hugonnier examina a política da visão. Através de múltiplos suportes, incluindo filme, fotografia e trabalhos em papel, Hugonnier envolve-se com o tema do olhar, pondo em questão a forma como as imagens são produzidas e consumidas. O seu interesse na relação entre linguagem e imagem, e a qualidade enganosa de ambas, destaca os fracassos dos grandes projetos sociais, bem como os consequentes fracassos das imagens em transmiti-los com exatidão.
Fazendo parte de uma série de colagens em curso iniciada em 2004, Art of Modern Architecture baseia-se na sensação de perda para a aspiração utópica do Modernismo. Ao cobrir as imagens da primeira página de jornais históricos, neste caso, o jornal diário espanhol El País, com papel colorido serigrafado, a partir de uma carta de cores padrão Kodak, Hugonnier quebra a temporalidade e a estrutura narrativa entre imagem e texto, afirmando o forte ceticismo da artista sobre a capacidade informativa e documental das imagens, ao mesmo tempo que põe em causa a memória do espectador e a consciência coletiva dos acontecimentos retratados. Apesar do nivelamento físico da obra, esta caracteriza-se por uma profunda intersecção cronológica, reunindo o presente do espectador, o passado dos documentos, o tempo do desenrolar do evento, a sua posterior interpretação, e o tempo de manipulação pela artista. Inspirado, como grande parte da série do livro de Kell Ellsworth, Line Form Color, uma peça seminal que apela à ligação da arte ao espaço público, e estabelecendo o projeto utilitário modernista da arte ao serviço da arquitetura moderna, Art of Modern Architecture de Hugonnier renova as ideias de Kelly e reelabora-as num novo meio, um jornal, cujo objetivo é enquadrar a vida quotidiana.
MC
Fazendo parte de uma série de colagens em curso iniciada em 2004, Art of Modern Architecture baseia-se na sensação de perda para a aspiração utópica do Modernismo. Ao cobrir as imagens da primeira página de jornais históricos, neste caso, o jornal diário espanhol El País, com papel colorido serigrafado, a partir de uma carta de cores padrão Kodak, Hugonnier quebra a temporalidade e a estrutura narrativa entre imagem e texto, afirmando o forte ceticismo da artista sobre a capacidade informativa e documental das imagens, ao mesmo tempo que põe em causa a memória do espectador e a consciência coletiva dos acontecimentos retratados. Apesar do nivelamento físico da obra, esta caracteriza-se por uma profunda intersecção cronológica, reunindo o presente do espectador, o passado dos documentos, o tempo do desenrolar do evento, a sua posterior interpretação, e o tempo de manipulação pela artista. Inspirado, como grande parte da série do livro de Kell Ellsworth, Line Form Color, uma peça seminal que apela à ligação da arte ao espaço público, e estabelecendo o projeto utilitário modernista da arte ao serviço da arquitetura moderna, Art of Modern Architecture de Hugonnier renova as ideias de Kelly e reelabora-as num novo meio, um jornal, cujo objetivo é enquadrar a vida quotidiana.
MC