Obras

Church [Igreja]

sculpture
Church [Igreja]
Church [Igreja]
© MACAM
Data

1996

Técnica

Cerâmica

Dimensões

65 x 88 x 55 cm

Tony Cragg é um artista britânico radicado na Alemanha, cujo trabalho está firmemente enraizado no suporte escultórico. Inspirando-se tanto no mundo natural como nos sistemas industriais, através da experimentação com uma vasta gama de materiais, as obras de Cragg caracterizam-se por uma linguagem escultórica orientada pelo movimento. Interessado na energia dos materiais e naquilo que considera a forma interior do objeto, as esculturas de Cragg tornam-se uma negociação contínua entre a natureza da sua materialidade e os seus aspetos formais.

Integrados no movimento New British Sculpture, os primeiros trabalhos do artista rejeitam a filosofia do conceptualismo tardio e do minimalismo que caracterizaram os seus anos de formação. Em busca de uma nova linguagem escultórica, as obras de Cragg da década de 1980 pautam-se pela procura de uma nova figuração, o que deu origem a uma série completa de esculturas inspiradas na arquitetura, entre outras. As esculturas de aldeias, edifícios modernistas, catedrais ou igrejas, típicas na sua natureza algo distópica, constituem uma tentativa de transformar objetos familiares em formas novas e desconhecidas. - Church (1966)
é um dos raros casos em que o artista trabalhou com cerâmica. O tratamento dado ao material nesta peça reflete o seu pensamento sobre a energia do material e a forma interior do objeto, criando, neste caso, uma sensação de movimento congelado que virá a caracterizar a maior parte das suas obras posteriores e mais famosas. Captando o castelo de cerâmica num processo de decomposição progressiva, a estrutura arquitetónica perde lentamente a sua forma, simultaneamente ecoando a natureza moldável do material inicial e enfatizando a natureza distópica da peça. Combinando referências abstratas, figurativas, tradicionais e modernas, - Church
é um elemento crucial da obra do artista, englobando elementos do passado escultórico do artista e do futuro presente.



Markéta Condeixa