Obras
Compact Life I [Vida Compacta I]
installation
![Compact Life I [Vida Compacta I]](https://cms.macam.pt/storage/uploads/thumbs/inarte-work-3277_w840.jpg)
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Data
2006
Técnica
Técnica mista
Dimensões
Dimensões variáveis
Alexandre Farto, ou Vhils, conhecido principalmente pelo seu trabalho de retratos de grandes dimensões através de gravura pirotécnica e pneumática em parede, iniciou a sua prática artística na década de 2000 como - writer
de - graffiti
em muros e comboios. - Compact Life I
foi uma das primeiras obras de Farto a ser exposta numa galeria lisboeta. Antes de explorar as camadas de paredes delapidadas dos edifícios das cidades, o artista explorava já o potencial dos desperdícios urbanos, dos materiais utilizados temporariamente e logo descartados, como é o caso das caixas de cartão compactáveis que compõe a peça. Empilhadas, mas não completamente alinhadas, e pintadas com - spray
, as caixas formam um - puzzle
que constrói uma imagem impactante de uma paisagem citadina, onde são exibidos fragmentos identitários desse tipo de sociedade (carruagens de comboios modernos, elementos arquitetónicos brutalistas), acompanhados de uma figura humana, em destaque, e de alguns pássaros dispersos. Farto estabelece uma reflexão simbólica sobre o ambiente saturado e sobreposto (a vida compacta) das sociedades urbanas contemporâneas, as suas constantes transformações materiais e as formas (insustentáveis) de desenvolvimento globalizado e uniformizado, em contraponto com a singularidade do indivíduo (no meio dos vários elementos, surge apenas uma única figura humana). Com esta imagem-- puzzle
de caixas de cartão caoticamente ordenadas, Farto espelha a multiplicidade de quadrantes, planos, perspetivas e (des)ordens em que a cidade se articula através de ciclos de destruição e (re)criação que salientam a natureza efémera das construções materiais, ciclos esses que aludem também à própria prática artística dos - writers
de - graffiti
. A locomotiva da CP, que se destaca por ser o único elemento de cor forte (laranja), é também uma referência direta ao início do percurso artístico de Vhils e uma evidência simbólica das contínuas confrontações do indivíduo com o seu meio, as suas raízes e as suas memórias.
Ana Fabíola Maurício
de - graffiti
em muros e comboios. - Compact Life I
foi uma das primeiras obras de Farto a ser exposta numa galeria lisboeta. Antes de explorar as camadas de paredes delapidadas dos edifícios das cidades, o artista explorava já o potencial dos desperdícios urbanos, dos materiais utilizados temporariamente e logo descartados, como é o caso das caixas de cartão compactáveis que compõe a peça. Empilhadas, mas não completamente alinhadas, e pintadas com - spray
, as caixas formam um - puzzle
que constrói uma imagem impactante de uma paisagem citadina, onde são exibidos fragmentos identitários desse tipo de sociedade (carruagens de comboios modernos, elementos arquitetónicos brutalistas), acompanhados de uma figura humana, em destaque, e de alguns pássaros dispersos. Farto estabelece uma reflexão simbólica sobre o ambiente saturado e sobreposto (a vida compacta) das sociedades urbanas contemporâneas, as suas constantes transformações materiais e as formas (insustentáveis) de desenvolvimento globalizado e uniformizado, em contraponto com a singularidade do indivíduo (no meio dos vários elementos, surge apenas uma única figura humana). Com esta imagem-- puzzle
de caixas de cartão caoticamente ordenadas, Farto espelha a multiplicidade de quadrantes, planos, perspetivas e (des)ordens em que a cidade se articula através de ciclos de destruição e (re)criação que salientam a natureza efémera das construções materiais, ciclos esses que aludem também à própria prática artística dos - writers
de - graffiti
. A locomotiva da CP, que se destaca por ser o único elemento de cor forte (laranja), é também uma referência direta ao início do percurso artístico de Vhils e uma evidência simbólica das contínuas confrontações do indivíduo com o seu meio, as suas raízes e as suas memórias.
Ana Fabíola Maurício