Ephemera
painting


2022
Óleo sobre tela
175 x 25 cm (s/moldura)
Horácio Frutuoso desenvolve um trabalho que assenta na exploração das relações entre texto e imagem, que se materializa em projetos artísticos e editoriais. Apesar de transitar entre vários meios de expressão, como a poesia visual, o desenho tipográfico, as imagens digitais e a instalação-performance, o artista assume a pintura como campo privilegiado da sua prática, através de composições em que reflete acerca dos processos transformativos e relacionais das palavras e das imagens.
Esta tela integra um ciclo pictórico dedicado à caligrafia e aos modos de manifestação da palavra através da escrita manual. Aqui, o foco é o lápis, ferramenta primordial que permite transformar o efémero (a palavra na oralidade) em registos de conhecimento (o texto e o desenho).
Através de uma deliberada ampliação (que contraria a escala funcional do lápis) e ênfase na verticalidade do suporte (que se opõe à posição de repouso do objeto), Horácio Frutuoso parece evidenciar um certo sentido de artificialidade: tal como a pintura - o lápis não é um lápis, mas a sua imagem -, a escrita e o desenho não são habilidades naturais, mas construções humanas, representações apreendidas a partir de inúmeros aspetos conceptuais e operacionais, linguísticos, cognitivos e fisiológicos. Por sua vez, a inscrição da frase JUST KEEP THIS TO YOURSELF remete para a dimensão pessoal que cada indivíduo tem com a escrita, enquanto ato mental, funcional e emocional: a escrita como momento de intimidade e como expressão pessoal que sofre alterações de acordo com os diferentes contextos e características do sujeito.
Joana Baião