Obras

Feito para acompanhar o som de uma tempestade

sculpture
Feito para acompanhar o som de uma tempestade
Feito para acompanhar o som de uma tempestade
Cortesia da artista e Galeria Vera Cortês
Data

2018

Técnica

Cobre e ouro

Dimensões

175 x 60 x 40 cm (aprox.)

De cariz abstrato e simbólico, as obras de Joana Escoval são convocações da natureza. Os extremamente delicados elementos escultóricos que constrói evocam outros extraídos do mundo vegetal, mineral e animal, não de forma mimética ou literal mas como ecos formais que provocam encontros inesperados a quem os observa.
Através do uso de diversos materiais orgânicos e naturais, mas maioritariamente através da manipulação de finos fios metálicos não ferrosos e até preciosos, como a prata e o ouro que carregam em si um conjunto de simbolismos que se prendem com a mutabilidade, alquimia e transmutação, Escoval parece também transpor para as suas instalações estados naturais da matéria como a evaporação ou a sublimação, uma vez que aparentam estar prestes a desaparecer ou a transformar-se em algo diferente dada a rarefação da composição escultórica no espaço expositivo.
Clean water provides healthy forests #5 e Feito para acompanhar o som de uma tempestade são duas obras distintas, exemplos da visível organicidade e síntese formal que caracteriza a obra desta artista, assim como da narrativa poética em que se inserem. Os círculos em ouro, os fios em cobre que se movem com a deslocação do ar, as “raízes” ou “ramos” em prata suspensos na parede, constituem elementos que realçam a ligação do homem com a natureza de forma contínua e simbiótica, assim como permitem a conexão com a dimensão sensível da matéria. As obras de Joana Escoval prestam-se a ser descobertas, mas requerem toda a nossa atenção e cuidado.

CQ

Obras

(1)

A carregar

  • Clean water provides healthy forests #5 [Água limpa dá origem a florestas saudáveis #5]
    Clean water provides healthy forests #5 [Água limpa dá origem a florestas saudáveis #5]

    Joana Escoval