Obras
Girls of Chilwell - Suspended Acting [Meninas de Chilwell - Actuação Suspensa]
installation
![Girls of Chilwell - Suspended Acting [Meninas de Chilwell - Actuação Suspensa]](https://cms.macam.pt/storage/uploads/thumbs/inarte-work-3460_w840.jpg)
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Data
2014
Técnica
3 esculturas individuais em gesso, técnica mista
Dimensões
Escala humana
Para Melik Ohanian, revelado na década de 1990, a arte representa um poderoso dispositivo estético de inquirição crítica sobre o mundo que não ignora os enquadramentos expositivos, antes os supõe como - media
. Quer isto dizer que os espaços expositivos passam também eles a ser interrogados, a par dos enquadramentos históricos. Na sua prática, que integra uma grande diversidade de meios, persiste ainda um interesse recorrente sobre factos científicos, sociais e políticos, e muito em particular, sobre a história do trabalho e da classe operária.
Na continuidade deste enfoque, o artista concebeu, em 2014, uma instalação escultórica intitulada - Girls of Chilwell - Suspended Acting
. A instalação consiste em três esculturas em gesso e escala humana, baseadas em imagens encontradas em arquivos fotográficos da Primeira Guerra Mundial, representando três cenas de trabalho, executadas pela classe operária feminina da Fábrica de Armamento de Chilwell, na Inglaterra. Estas mulheres municionistas, uma vez expostas à manipulação da nitroglicerina, necessária ao enchimento dos cartuchos, sofreram uma série de efeitos colaterais altamente nefastos. A pele amareleceu e, tratando-se de um vasodilatador, a nitroglicerina submeteu-as, também, a estados intensos de suprimento de oxigénio durante o trabalho.
Memorial crítico, esta escultura reconstitui um episódio dramático da história laboral feminina, adormecido nos arquivos durante décadas. Se o realismo das figuras e dos objetos de trabalho ajuda a presentificar o facto esquecido, a sua cor branca, dada pelo gesso, transforma-os em objetos pálidos, rígidos, sem vida, os quais parecem diluir-se na parede branca da sala de exposições. O espaço expositivo é, deste modo, recrutado e o seu silêncio invadido por um sentimento de violência e exploração humanas implícito na narrativa reconstituída.
Sofia Nunes
. Quer isto dizer que os espaços expositivos passam também eles a ser interrogados, a par dos enquadramentos históricos. Na sua prática, que integra uma grande diversidade de meios, persiste ainda um interesse recorrente sobre factos científicos, sociais e políticos, e muito em particular, sobre a história do trabalho e da classe operária.
Na continuidade deste enfoque, o artista concebeu, em 2014, uma instalação escultórica intitulada - Girls of Chilwell - Suspended Acting
. A instalação consiste em três esculturas em gesso e escala humana, baseadas em imagens encontradas em arquivos fotográficos da Primeira Guerra Mundial, representando três cenas de trabalho, executadas pela classe operária feminina da Fábrica de Armamento de Chilwell, na Inglaterra. Estas mulheres municionistas, uma vez expostas à manipulação da nitroglicerina, necessária ao enchimento dos cartuchos, sofreram uma série de efeitos colaterais altamente nefastos. A pele amareleceu e, tratando-se de um vasodilatador, a nitroglicerina submeteu-as, também, a estados intensos de suprimento de oxigénio durante o trabalho.
Memorial crítico, esta escultura reconstitui um episódio dramático da história laboral feminina, adormecido nos arquivos durante décadas. Se o realismo das figuras e dos objetos de trabalho ajuda a presentificar o facto esquecido, a sua cor branca, dada pelo gesso, transforma-os em objetos pálidos, rígidos, sem vida, os quais parecem diluir-se na parede branca da sala de exposições. O espaço expositivo é, deste modo, recrutado e o seu silêncio invadido por um sentimento de violência e exploração humanas implícito na narrativa reconstituída.
Sofia Nunes