Obras

Greyliner

painting
Greyliner
Greyliner
Cortesia Galeria Cristina Guerra Contemporary Art
Data

2012

Técnica

Acrílico sobre tela de linho

Dimensões

190 x 190,5 cm

Esta pintura em grande escala apresenta uma paleta em tons de cinzento, nuances que se estendem do sombrio, profundo e quase azul-escuro a tons mais claros e brilhantes de cinzento que subtilmente se revelam em tons de vermelho-púrpura e dourado. Apesar da total ausência de motivos figurativos e de perspetiva, Greyliner evoca vagamente um céu com nuvens visto de baixo, nevoeiro ou um cenário oceânico fresco e nublado. Se The Monk by the Sea pintado em 1810 por Caspar David Friedrich se caracteriza pela sua audaciosa inclusão de uma figura em pequena escala numa paisagem tempestuosa e esmagadora, enfatizando assim a insignificância e vulnerabilidade do ser humano, Biberstein vai mais longe ao eliminar completamente todos os elementos discerníveis, reconhecíveis e manifestos da "paisagem" plana e hermética.
Assim, a obra de arte mergulha os seus espectadores numa atmosfera melancólica, etérea e aurática onde o olhar, confrontado com uma cortina de fumo permanente ou, mais provavelmente, com um nevoeiro espesso e denso, não consegue alcançar mais nada. A falta de visibilidade pode ser entendida como um convite a uma viagem transcendental ao desconhecido, ou a uma meditação introspetiva e silenciosa. Tal como diante de um campo de cor abstrato-expressionista (que influenciou grandemente o desenvolvimento artístico de Biberstein), o espectador pode experimentar os efeitos emocionais produzidos pelo espaço cromático e vibrante e, internamente, fundir-se com ele.
Através das suas pinturas em larga escala, Biberstein explorou a ambivalência entre a imaterialidade e os fenómenos efémeros retratados e a materialidade do meio, ao mesmo tempo que delicadamente esbateu os limites entre interioridade e exterioridade, expressão e vazio, abstração e representação. Neste seu último trabalho (o artista morreu no ano seguinte, enquanto planeava as pinturas para o teto da igreja de Santa Isabel em Lisboa), o domínio da palete de cinzentos e a densidade da composição em camadas conferem à pintura como que uma tonalidade trágica e comovente.
KS