Obras

Lona suspendida de la fachada de un edificio (Museo La Tertulia. Cali, Colombia. Junio de 2002) [Lona suspensa na fachada de um edifício (Museo de La Tertulia. Cali, Colombia. Junho de 2002)]

photography
Lona suspendida de la fachada de un edificio (Museo La Tertulia. Cali, Colombia. Junio de 2002) [Lona suspensa na fachada de um edifício (Museo de La
Lona suspendida de la fachada de un edificio (Museo La Tertulia. Cali, Colombia. Junio de 2002) [Lona suspensa na fachada de um edifício (Museo de La
© Santiago Sierra
Data

2002

Técnica

Impressão cromogénea

Dimensões

158 x 208 cm

O artista espanhol Santiago Sierra é conhecido pela sua prática controversa, cujo objetivo é questionar os limites e constrangimentos impostos pela sociedade contemporânea. O seu trabalho está associado ao conceptualismo e ativismo político, que o artista materializa em esculturas (vivas), documentação, eventos públicos, projetos cinematográficos e fotografia que revelam a precariedade do trabalho e a perversidade do poder. Sierra utiliza o contexto artístico para destacar os grupos mais vulneráveis da sociedade e a impotência do sistema económico e das estruturas sociais para combater eficazmente a corrupção e a exploração do trabalho. Recruta membros marginalizados da sociedade e envolve-os em atos laborais inúteis, tais como empurrarem pedras à volta da galeria, serem tatuados, sentarem-se em caixas, ou ficarem em pé em grandes grupos numa abertura de exposição, entre outros. Aproveitando o poder do espetáculo e os instrumentos utilizados pelo sistema capitalista, Serra escrutina os aspetos desumanos do atual sistema económico.

- Lona Suspendida de la fechada de edificio
é uma fotografia que documenta a intervenção da Serra na fachada do Museu de Arte Moderna La Tertulia em Cali, Colômbia, onde instalou uma bandeira dos EUA de 20x15m, que fazia parte do V Festival de Performance em Junho de 2002. A bandeira foi feita por Luis Abel Delgado. O autodidata Delgado é conhecido como um dos melhores bordadores do mundo. A sua obra está firmemente ligada às forças militares, ao domínio de Augusto Pinochet e, mais tarde, também às forças americanas. Fazendo da ocupação americana da Colômbia o ponto de partida para o trabalho, a intervenção, que esconde uma instituição nacional, aborda a ideia de opressão, ocultação cultural e a invisibilidade de uma nação sob ocupação. A bandeira foi incendiada no quinto dia do festival.



Markéta Condeixa