Obras

LOST, LOST, LOST #12 [PERDIDO, PERDIDO, PERDIDO #12]

photography
LOST, LOST, LOST #12 [PERDIDO, PERDIDO, PERDIDO #12]
LOST, LOST, LOST #12 [PERDIDO, PERDIDO, PERDIDO #12]
© Nuno Cera
Data

2005

Técnica

Impressão Lambda sobre Dibond

Dimensões

45 x 60,5 cm

Na sua extensa obra fotográfica e de vídeo, Nuno Cera trabalha os temas do movimento/ viagem, da memória e dos contextos urbanos. Em muitos dos seus trabalhos, o artista procura captar o conceito de cidade global e as formas de relacionamento dos indivíduos com o ambiente cosmopolita. Em Lost, lost, lost (uma série de dezasseis fotografias, sete das quais pertencentes à coleção), Cera desenvolve um trabalho sobre o deslocamento (do espaço urbano e dos espaços não-identificados ou abandonados, dos corpos, dos objetos) e os seus efeitos nas nossas relações de memória com esses elementos.
A série explora a tensão existente entre a cidade, a natureza e o indivíduo, e os momentos de ligação incerta e desviante entre os três. Nestas sete imagens, as figuras humanas (um rosto entrecortado por uma sombra e por uma mão, umas pernas isoladas) e os objetos que demonstram simultaneamente a existência e ausência destas (uma pulseira abandonada numa cama vazia, uma secretária, um candeeiro, uma mesa, uma cadeira, todas refletidas na janela de um espaço onde não se vislumbra a figura humana que o ocupa) são representados num estado de movimento suspenso a partir do qual não se consegue descortinar a narrativa (apenas fantasiá-la).
O espaço urbano é representado de um ponto de vista refletido ou desfocado, não sendo também possível abarcá-lo ou percebê-lo no seu todo. A relação humana com o espaço envolvente é temporal e palpável, tendo como intermediários os objetos que servem de dispositivos de memória de tais narrativas suspensas pela captação de apenas uma fração de segundo, mas que nem por isso torna as imagens estacionárias.
AFM

Obras

(6)

A carregar

  • LOST, LOST, LOST #11 [PERDIDO, PERDIDO, PERDIDO #11]
    LOST, LOST, LOST #11 [PERDIDO, PERDIDO, PERDIDO #11]

    Nuno Cera

  • LOST, LOST, LOST #14 [PERDIDO, PERDIDO, PERDIDO #14]
    LOST, LOST, LOST #14 [PERDIDO, PERDIDO, PERDIDO #14]

    Nuno Cera

  • LOST, LOST, LOST #17 [PERDIDO, PERDIDO, PERDIDO #17]
    LOST, LOST, LOST #17 [PERDIDO, PERDIDO, PERDIDO #17]

    Nuno Cera

  • LOST, LOST, LOST #2 [PERDIDO, PERDIDO, PERDIDO #2]
    LOST, LOST, LOST #2 [PERDIDO, PERDIDO, PERDIDO #2]

    Nuno Cera

  • LOST, LOST, LOST #3 [PERDIDO, PERDIDO, PERDIDO #3]
    LOST, LOST, LOST #3 [PERDIDO, PERDIDO, PERDIDO #3]

    Nuno Cera

  • LOST, LOST, LOST #9 [PERDIDO, PERDIDO, PERDIDO #9]
    LOST, LOST, LOST #9 [PERDIDO, PERDIDO, PERDIDO #9]

    Nuno Cera