Obras
MoM Block 38
painting


Data
1997
Técnica
Óleo sobre tela
Dimensões
160 x 140 cm
O trabalho do artista luxemburguês Michel Majerus combina a pintura com os meios digitais. Inspirado na cultura popular, tais como jogos de computador, imagens digitais, filmes, TV, música pop ou logótipos empresariais e reunindo-os com estilos canonizados, tais como o minimalismo, abstração gestual ou arte pop. O trabalho de Majerus confronta a experiência do espaço virtual e emocional com a experiência do espectador real, fazendo com que os seus trabalhos estejam muito à frente do seu tempo.
O Bloco MoM 36 e 38 faz parte de uma extensa série iniciada em 1996, composta por mais de 170 telas, não concluída devido à morte prematura do artista em 2002. MoM é uma abreviatura de Modezentrum Mitte, uma antiga fábrica de moda em Mitte, Berlim Oriental, na qual Majerus teve o seu primeiro estúdio em Berlim. A série introduz uma metodologia de tinta acrílica sobre tela, pintada apenas em dois tamanhos. A abordagem de Majerus à análise da história da pintura é uma chave útil para a compreensão do seu método. Apesar de Majerus nunca ter conhecido a Internet e a era digital como a conhecemos hoje, parece ter antecipado a sua capacidade de achatar o tempo, o peso, ou o significado, específicos de uma imagem. Combinando várias abordagens à pintura, que reúnem as cores alegres da Pop Art e da publicidade com campos de cor uniformes característicos do minimalismo, Majerus apresenta-se como um pintor pós-moderno, cuja técnica se baseia numa apropriação de estilos, que observam o passado através do prisma do presente, deslocando a perceção da imagem por parte do espectador e a nossa compreensão do suporte do pintor em geral.
O Bloco MoM 36 e 38 faz parte de uma extensa série iniciada em 1996, composta por mais de 170 telas, não concluída devido à morte prematura do artista em 2002. MoM é uma abreviatura de Modezentrum Mitte, uma antiga fábrica de moda em Mitte, Berlim Oriental, na qual Majerus teve o seu primeiro estúdio em Berlim. A série introduz uma metodologia de tinta acrílica sobre tela, pintada apenas em dois tamanhos. A abordagem de Majerus à análise da história da pintura é uma chave útil para a compreensão do seu método. Apesar de Majerus nunca ter conhecido a Internet e a era digital como a conhecemos hoje, parece ter antecipado a sua capacidade de achatar o tempo, o peso, ou o significado, específicos de uma imagem. Combinando várias abordagens à pintura, que reúnem as cores alegres da Pop Art e da publicidade com campos de cor uniformes característicos do minimalismo, Majerus apresenta-se como um pintor pós-moderno, cuja técnica se baseia numa apropriação de estilos, que observam o passado através do prisma do presente, deslocando a perceção da imagem por parte do espectador e a nossa compreensão do suporte do pintor em geral.