Obras
Mulher sentada
painting


Data
s.d.
Técnica
Óleo sobre tela
Dimensões
88,7 x 75 cm
Augusto Gomes, nascido no Porto em 1910, dividiu a sua atividade entre a pintura e a docência, realizando também cerâmica, vitral, tapeçaria, ilustração, gravura e cenografias para teatro.
Desde as suas obras iniciais, na década de 1930, que as figuras populares dominam a sua produção, aproximando-o do movimento neo-realista que no decénio seguinte se afirmou em Portugal. Ao longo do seu percurso, emergem temáticas mais abstratas e alegóricas (visíveis nas obras onde representa máscaras, pombas e paisagens indefinidas) ou até quadros de pendor mais surrealizante. Todavia, os seus retratos do povo emanando uma força sóbria serão uma constante.
Ao longo das suas experimentações formais nas décadas de 1930 e 1940, Augusto Gomes abdica de um desenho mais decorativista e os modelados das figuras aplanam-se. O desenho tende a adquirir uma outra proeminência na estruturação da forma, denotando uma aproximação a Picasso, Cézanne e Gauguin.
Mulher Sentada, embora sendo uma obra não datada, assemelha-se formalmente a algumas que realiza nos anos de 1960. A figura robusta e serena da mulher sentada centraliza a composição, enquadrada por uma janela que se abre para um espaço exterior que, em si, mimetiza o enquadramento da tela. A economia cromática, entre azuis, castanhos e brancos, harmoniza facilmente os dois planos, dinamizados pela nota vermelha no cesto que coloca no parapeito, pelo ritmo das riscas do avental e pelos brancos que iluminam e criam ligações entre diferentes planos de profundidade. Tudo na economia da obra concorre para um retrato psicológico da mulher: a sobriedade na construção do espaço, na figura e nas cores confluem para a depuração da representação de uma mulher do povo, em cuja firmeza e serenidade se alicerça o sentido de dignidade veiculado.
LC
Desde as suas obras iniciais, na década de 1930, que as figuras populares dominam a sua produção, aproximando-o do movimento neo-realista que no decénio seguinte se afirmou em Portugal. Ao longo do seu percurso, emergem temáticas mais abstratas e alegóricas (visíveis nas obras onde representa máscaras, pombas e paisagens indefinidas) ou até quadros de pendor mais surrealizante. Todavia, os seus retratos do povo emanando uma força sóbria serão uma constante.
Ao longo das suas experimentações formais nas décadas de 1930 e 1940, Augusto Gomes abdica de um desenho mais decorativista e os modelados das figuras aplanam-se. O desenho tende a adquirir uma outra proeminência na estruturação da forma, denotando uma aproximação a Picasso, Cézanne e Gauguin.
Mulher Sentada, embora sendo uma obra não datada, assemelha-se formalmente a algumas que realiza nos anos de 1960. A figura robusta e serena da mulher sentada centraliza a composição, enquadrada por uma janela que se abre para um espaço exterior que, em si, mimetiza o enquadramento da tela. A economia cromática, entre azuis, castanhos e brancos, harmoniza facilmente os dois planos, dinamizados pela nota vermelha no cesto que coloca no parapeito, pelo ritmo das riscas do avental e pelos brancos que iluminam e criam ligações entre diferentes planos de profundidade. Tudo na economia da obra concorre para um retrato psicológico da mulher: a sobriedade na construção do espaço, na figura e nas cores confluem para a depuração da representação de uma mulher do povo, em cuja firmeza e serenidade se alicerça o sentido de dignidade veiculado.
LC