Obras

Soft Targets, hard Surfaces [Alvos fáceis, superfícies duras]

other
Soft Targets, hard Surfaces [Alvos fáceis, superfícies duras]
Soft Targets, hard Surfaces [Alvos fáceis, superfícies duras]
© MACAM
Data

2003

Técnica

Caneta de feltro e aguarela sobre papel

Dimensões

29,5 x 21 cm (8x)

A prática multidisciplinar da artista eslovena Marjetica Potrč explora o empoderamento individual e estratégias energéticas sustentáveis para o futuro. A fusão da arte, arquitetura, ecologia e antropologia, os seus estudos de casos arquitetónicos e projetos de arte pública são frequentemente consequências do envolvimento a longo prazo da artista e da investigação da vida de várias comunidades. Ao examinar práticas arquitetónicas contemporâneas e infraestruturas socio-urbanísticas sustentáveis, a sua obra documenta e interpreta a forma como as pessoas vivem junta.O desenho ocupa uma posição crucial na prática de Potrč, dando uma visão direta do seu processo idiossincrático de pensar sobre problemas urgentes de arquitetura urbana, comunicação de fornecimento de energia e infraestruturas insustentáveis. - Soft Target, Hard Surface é inspirado pelo contexto urbano e pela investigação em curso de Potrč sobre alternativas viáveis ao crescimento capitalista desenvolvido em situações de crise económica, social ou ecológica. Baseada na experiência pessoal - Potrč assume o papel de uma urbanista global que, guiada tanto pela informação como pela curiosidade e encontros ocasionais, viaja para e entre focos geopolíticos.Através de um método semelhante a um diário, característico dos seus desenhos, Potrč reavalia fenómenos de micro-narrativas urbanas aparentemente remotas, vistas através do prisma de realidades sociopolíticas frequentemente duras. - Soft Target, Hard Surface, composto por 8 desenhos, característicos pelas suas linhas limpas e caricaturais, apontamentos de aguarelas brilhantes e frases humorísticas sarcásticas, constitui um comentário sobre o urbanismo global. Salientando as soluções viáveis e domésticas que caracterizam indivíduos e comunidades confrontados com problemas económicos e sociais aparentemente intransponíveis, a maioria dos quais causados pelas piores manifestações do capitalismo e do globalismo, esta obra, tal como grande parte da prática de Potrč, levanta questões sobre a agência da arte e as responsabilidades do artista para com o grande espaço social.