Obras

Tragedy (Sissi at the Sala Terrena) [Tragédia (Sissi na Sala Terrena)]

photography
Tragedy (Sissi at the Sala Terrena) [Tragédia (Sissi na Sala Terrena)]
Tragedy (Sissi at the Sala Terrena) [Tragédia (Sissi na Sala Terrena)]
© MACAM
Data

2007

Técnica

Aguarela, colagem e impressão a jato de tinta sobre papel de aguarela

Dimensões

213,4 x 162,6 cm

T.J. Wilcox é um artista conceptual baseado em Nova Iorque, cujo trabalho explora noções de memória e do self. Com influências do seu passado pessoal, episódios históricos, ficção, história, filme, cultura pop e mito, o trabalho de Wilcox é caracterizado por um fascínio pelo modo como a história está sempre em construção. A sua prática está fortemente ligada ao suporte do filme e do vídeo que ilustram colagens de narrativas históricas, justapostas sobre factos históricos, ficção, mito e fantasia. Trabalhando na interceção entre a especificidade dos meios e as técnicas de- media
híbridos, as narrativas de Wilcox, construídas numa complexa combinação entre técnicas de montagem analógicas e digitais, fazem colapsar as distinções existentes entre objetividade/subjetividade, biografia/autobiografia, desafiando deste modo noções existentes e o tratamento da história e da temporalidade.

- Tragedy (Sissi at the sala Terrena), 2007,
é uma colagem com a dimensão de uma parede baseada numa imagem retirada do filme de Wilcox com três partes, intitulado “- Sissi, Princesa da Bavária”
. Wilcox inspira-se no casamento infeliz de Sissi aos dezanove anos com o seu primo Franz Joseph, que ela eventualmente passou a desprezar. Depois de ter tido as suas quatro crianças longe dela e educadas pela avó, ela tornou-se cada vez mais errática e obsessiva. Em 1898 a vida da pobre infeliz Sissi chegou ao fim ao ser assassinada por um anarquista enquanto caminhava no Lago Geneva. Wilcox posiciona a história em torno do amor de Sissi pelos cavalos e mistura excertos de Lipizzaners filmados no Texas com excertos da narrativa da vida de culto da princesa. A colagem incorpora um misto de filmes encontrados e filme original e é uma continuação da investigação modernista do artista sobre géneros de cinema narrativo.



Markéta Condeixa