Obras
Untitled (sad Musk) [Sem título (Musk triste)]
painting
![Untitled (sad Musk) [Sem título (Musk triste)]](https://cms.macam.pt/storage/uploads/thumbs/inarte-work-3602_w840.jpg)
![Untitled (sad Musk) [Sem título (Musk triste)]](https://cms.macam.pt/storage/uploads/thumbs/inarte-work-3602_w840.jpg)
Data
2023
Técnica
Óleo sobre tela
Dimensões
30 x 40 cm
De carácter conceptual, o trabalho que o artista Fábio Colaço tem vindo a desenvolver propõe uma reflexão crítica ao sistema capitalista, ao poder e valor simbólico do dinheiro, apropriando-se para esse efeito de materiais, formas e imagens pertencentes à cultura popular e visual contemporânea.
Nos últimos anos, a literacia visual tem se expandido incomensuravelmente, tanto na forma como as imagens nos são apresentadas e as assimilamos, quer na velocidade com que circulam. Na atual era digital, a quantidade de estímulos visuais atingiu níveis sem precedentes, propagando-se e constituindo-se rapidamente parte da memória coletiva. Os- memes
, em particular, são unidades de cultura digital que capturam ideias, comportamentos ou estilos baseados no humor e ironia, espalhando-se de forma viral nas redes sociais, refletindo fenômenos culturais e eventos atuais.
- Untitled (sad Musk)
é uma pintura de pequenas dimensões que reproduz um - frame
de uma entrevista filmada (60 Minutes Australia) àquele que é um dos homens mais ricos do mundo e na qual este se emociona. O registo imagético de Elon Musk a chorar tornou-se viral e circulou em todo o mundo enquanto - meme
da exploração aparentemente antagónica entre um símbolo de poder e a expressão de sensibilidade/fragilidade. Agora transposto mimeticamente para uma pintura a óleo, o artista vincula a este retrato mais uma camada de antagonismo e subversão. Tratando-se de um retrato realista de aparência clássica, figura uma personagem da atualidade que corresponde a um fragmento digital da narrativa temporal dos nossos tempos: o rosto entristecido da desilusão do capitalismo.
Carolina Quintela
Nos últimos anos, a literacia visual tem se expandido incomensuravelmente, tanto na forma como as imagens nos são apresentadas e as assimilamos, quer na velocidade com que circulam. Na atual era digital, a quantidade de estímulos visuais atingiu níveis sem precedentes, propagando-se e constituindo-se rapidamente parte da memória coletiva. Os- memes
, em particular, são unidades de cultura digital que capturam ideias, comportamentos ou estilos baseados no humor e ironia, espalhando-se de forma viral nas redes sociais, refletindo fenômenos culturais e eventos atuais.
- Untitled (sad Musk)
é uma pintura de pequenas dimensões que reproduz um - frame
de uma entrevista filmada (60 Minutes Australia) àquele que é um dos homens mais ricos do mundo e na qual este se emociona. O registo imagético de Elon Musk a chorar tornou-se viral e circulou em todo o mundo enquanto - meme
da exploração aparentemente antagónica entre um símbolo de poder e a expressão de sensibilidade/fragilidade. Agora transposto mimeticamente para uma pintura a óleo, o artista vincula a este retrato mais uma camada de antagonismo e subversão. Tratando-se de um retrato realista de aparência clássica, figura uma personagem da atualidade que corresponde a um fragmento digital da narrativa temporal dos nossos tempos: o rosto entristecido da desilusão do capitalismo.
Carolina Quintela