Obras
White quasi brick [Quase-tijolo branco]
installation
![White quasi bricks [Tijolos quase brancos]](https://cms.macam.pt/storage/uploads/thumbs/inarte-work-3011_w840.jpg)
![White quasi bricks [Tijolos quase brancos]](https://cms.macam.pt/storage/uploads/thumbs/inarte-work-3011_w840.jpg)
Data
2003
Técnica
Barro vidrado
Dimensões
Dimensões variáveis
As criações inspiradoras do artista islandês-dinamarquês Olafur Eliasson, que tem o estúdio da sua equipa em Berlim, estão essencialmente relacionadas com a infinita riqueza dos ambientes, fenómenos e espetáculos naturais e com as suas dinâmicas e ciclos de transformação. As suas instalações em edifícios, museus, jardins ou espaços públicos, simultaneamente monumentais, imersivas e experimentais, exploram a espacialidade e a manifestação sempre em mutação de formas, luz, cores e reflexos. As impressionantes exposições também criam conjuntos sofisticados de perceção e ilusões óticas, dando o papel principal ao ponto de vista do visitante e à sua interação com as peças. Incluindo-os como coprodutores ou colaboradores das instalações, Eliasson convida os espectadores a uma experiência multissensorial complexa e a uma participação ativa e consciente. De acordo com o artista, a capacidade de visualizar a idiossincrasia da perceção do tempo e do espaço tende a realçar a relatividade, subjetividade, encarnação e mobilidade fluida subjacentes aos mecanismos de acolhimento estético.
- White quasi brick
foi produzida em 2003, no contexto da instalação de larga escala intitulada - Lava Floor
exposta no Museo Nacional Reina Sofia em Madrid, logo após a sua primeira exposição no Musée d'Art Moderne de Paris, em 2002. Constituído por terra preta vulcânica espalhada por toda a área do espaço de exposição, o - Lava Floor
contém uma referência palpável ao - New York Earth Room
de 1977 por Walter de Maria, um sótão do 2º andar de Manhattan inteiramente cheio de terra preta contra paredes brancas. As 71 peças de argila branca vidrada parecem ser uma adição à edição do - Lava Floor
no Reina Sofia, produzindo um contraste impressionante com o solo selvagem amorfo, escuro e rochoso. As formas geométricas e abstratas feitas pelo homem podem evocar os padrões repetitivos de cristais de sal ou quartzo, que se reportam aos materiais e recursos da natureza, indispensáveis aos seres humanos. Refletindo a luz e o seu movimento, a sua aparência e, portanto, a sua perceção, estão constantemente a mudar relativamente ao movimento do sol ao longo do dia.
- White quasi brick
foi produzida em 2003, no contexto da instalação de larga escala intitulada - Lava Floor
exposta no Museo Nacional Reina Sofia em Madrid, logo após a sua primeira exposição no Musée d'Art Moderne de Paris, em 2002. Constituído por terra preta vulcânica espalhada por toda a área do espaço de exposição, o - Lava Floor
contém uma referência palpável ao - New York Earth Room
de 1977 por Walter de Maria, um sótão do 2º andar de Manhattan inteiramente cheio de terra preta contra paredes brancas. As 71 peças de argila branca vidrada parecem ser uma adição à edição do - Lava Floor
no Reina Sofia, produzindo um contraste impressionante com o solo selvagem amorfo, escuro e rochoso. As formas geométricas e abstratas feitas pelo homem podem evocar os padrões repetitivos de cristais de sal ou quartzo, que se reportam aos materiais e recursos da natureza, indispensáveis aos seres humanos. Refletindo a luz e o seu movimento, a sua aparência e, portanto, a sua perceção, estão constantemente a mudar relativamente ao movimento do sol ao longo do dia.