Política de Empréstimo
O MACAM contribui para a proliferação de conhecimento, apoiando iniciativas nacionais e internacionais que visem a divulgação e valorização das obras e artistas da sua coleção.
Promovendo a colaboração e partilha entre museus e outras instituições, o MACAM considera a cedência temporária dos bens culturais incorporados no seu acervo.
Pedidos de Cedência Temporária
Os pedidos de cedência temporária das obras da coleção devem ser dirigidos à Direção do MACAM através do email macam@macam.pt, tendo em conta os seguintes pontos:
- Pedidos para eventos nacionais devem ser feitos com um mínimo de 6 meses de antecedência.
- Pedidos para eventos internacionais devem ser feitos com um mínimo de 9 meses de antecedência.
- A entidade solicitadora deverá enviar o Facility Report com as informações detalhadas do espaço de exposição da(s) obra(s) acompanhado por um registo das condições ambiente dos últimos seis meses.
- A relevância do evento, a disponibilidade e o estado de conservação da(s) obra(s) solicitada(s) serão analisados pela equipa de curadoria e de conservação do MACAM que dará o seu parecer para decisão final da Direção.
- Após aprovação do empréstimo, serão enviadas as condições de empréstimo à entidade solicitadora e só após a aceitação destas condições, o contrato de empréstimo será assinado.
- O seguro de empréstimo (“prego a prego”) deverá ser feito com a companhia de seguros da coleção MACAM ou outra a definir pelas duas instituições.
- A saída da(s) obra(s) para empréstimo só será efetivada com o envio prévio das condições do seguro e contrato de empréstimo assinados.
- O MACAM poderá designar um courier para acompanhar a(s) obra(s) emprestada(s).
- Todos os custos associados ao empréstimo da(s) obra(s), embalagem, transporte, deslocação do courier, seguro e restauro, quando necessário, serão da responsabilidade da entidade solicitadora.