Artistas

Angela Angela Detanico e Rafael Lain

Angela Detanico (1974, linguista de formação) e Rafael Lain (1973, tipógrafo de formação), formam uma dupla de artistas que vivem e trabalham atualmente em Paris. Ambos brasileiros, naturais de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, começaram a trabalhar em conjunto em 1996 e a obra singular que têm vindo a exibir regularmente desde 2001 explora questões relacionadas com a linguagem e a representação, assim como os seus limites e possibilidades. 



As suas peças conceptuais caracterizam-se por um formalismo rigoroso e poético, elegante e minimalista. Procuram constantemente novas formas e novos meios de criação e expressão gráfica, plástica e sonora, recorrendo às tecnologias mais rudimentares ou mais avançadas para criar instalações, peças visuais, sonoras ou textuais. Inscrevem-se no legado das vanguardas modernistas brasileiras, como o concretismo e a poesia visual.



Mais especificamente, promovem um subtil questionamento dos modos convencionais de representação, do papel da linguagem na sociedade, das relações entre signo e significado: provocam uma reflexão sobre os códigos de leitura que orientam os nossos modos de vida, por exemplo através de alfabetos, cartografias ou calendários. Desenvolvem processos de investigação científica, matemática e literária em torno dos sistemas de representação e escrita do tempo, espaço, da memória e do infinito. Nesse sentido, para além de questionar os sistemas de representação e codificação convencionais, criam novos sistemas, usam e inventam códigos que fazem das suas obras jogos estimulantes de interpretação e criatividade. A dimensão lúdica, e por vezes irónica, é um aspeto incontornável do seu trabalho.



Receberam o Nam June Paik Award em 2004. Representaram o Brasil na Bienal de Veneza em 2007, participaram nas 26ª e 28ª Bienais de São Paulo. As suas obras têm sido traduzidas para diferentes línguas e exibidas em diversos países – CCS Bard Hessel Museum (EUA), Jeu de Paume e Musée Zadkine (França), Museu de Arte da Pampulha (Brasil), Centro Galego de Arte Contemporánea (Espanha), ICC (Japão), MALBA (Argentina), Camberwell College of Arts (Inglaterra), entre muitos outros. Recentemente apresentaram exposições individuais no Museu Coleção Berardo (Lisboa), SESC Pinheiros (São Paulo), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Kyoto Art Center e na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. Estão igualmente representados em diversas coleções públicas e privadas.



Catarina Boieiro

Obras

(1)

A carregar

  • Or, autrement [Ou, então]
    Or, autrement [Ou, então]

    Angela Angela Detanico e Rafael Lain