Querubim Lapa (Portimão, 1925 - Lisboa, 2016) visita a Exposição do Mundo Português, em 1940, a qual lhe suscita o interesse pelas artes plásticas. Decidido a envergar por esta área, inscreve-se na Escola António Arroio, em 1942, seguindo-se o curso de Escultura, que concluiu na Escola de Belas Artes de Lisboa, em 1953. Logo em 1942, expõe, pela primeira vez, no Instituto de Cultura Italiano, em Lisboa. A partir daí, estaria presente em inúmeras exposições em Portugal e no estrangeiro, destacando-se as Exposições dos Independentes no Porto, a partir de 1948, as Exposições Gerais de Artes Plásticas, a partir de 1949, e a representação de Portugal na Bienal de S. Paulo, em 1953. Ao longo desta década, associa-se à corrente neorrealista, produzindo pinturas, aguarelas, desenhos e gravuras, nos quais privilegia temas associados ao quotidiano, destacando-se a série de mendigos. Em 1954, começa a colaborar na fábrica de cerâmica Viúva Lamego, realizando diversos painéis azulejares decorativos, para encomendas públicas e privadas. Um ano depois, integra o quadro de docentes da Escola António Arroio, encarregando-se de orientar as oficinas. Em 1960, realiza a sua primeira exposição individual na sede da Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, apresentando gravuras, pinturas e cerâmicas. Na década de 60, coloca a pintura em segundo plano, dedicando-se com maior empenho à produção cerâmica, técnica que apura significativamente, e na qual desenvolve as pesquisas abstracionistas, já iniciadas na sua pintura. No início da década de 70, retoma a pintura, sublinhando-se, numa primeira fase, a série inspirada nos Nenúfares de Monet. Contudo, a partir de 1974, surge uma nova etapa, marcada pela sua vontade de intervir face aos acontecimentos políticos e sociais provenientes do Médio Oriente. Apresenta imagens violentas e perturbadoras, repletas de figuras angustiantes de rostos tapados, nas quais a expressividade e o sentido dramático tomam lugar. Os últimos anos são dedicados uma vez mais ao universo cerâmico, trabalho pelo qual ficaria mais conhecido.
FMV, junho 2020
FMV, junho 2020