Obras

Sem título

other
Sem título
Sem título
© MACAM
Data

1952-1954

Técnica

Guache e lápis de cera sobre papel

Dimensões

52,7 x 64,9 cm

Esta obra de Querubim Lapa foi produzida no período em que estava a concluir o curso de escultura e a iniciar uma atividade mais regular como ceramista, evidenciando ainda marcas da sua ligação ao movimento neo-realista mas a enunciar já uma libertação estética, que viria depois a explorar no seu trabalho.
A narrativa, reduzida ao essencial e sem uma ação concreta ou perfeitamente identificável, é composta por duas mulheres com cisnes, provavelmente duas vendedoras de aves, e enquadra-se no léxico temático do artista, informado socialmente e simultaneamente imbuído de um forte sentido icónico sediado num interesse pelos signos e pelo universo da mitologia clássica, e ligado à celebração da vida, da mulher e da natureza.
O tratamento da figura humana é marcado pela estilização formal, destacando-se a desproporção dos membros, as volumetrias planificadas e a simplificação dos elementos que definem os rostos. O desenho ondulante, de traço seguro e expressivo, gera formas que se destacam ou interligam, criando sugestões de movimento entre os vários elementos. A composição pictórica organiza-se em dois planos de representação: o das figuras - as duas mulheres com as aves - e o do fundo, habitado por elementos vegetalistas e formas de tendência abstratizante. O contraste entre os dois planos é salientado pelos jogos claro/escuro e opacidade/transparência, que igualmente reforçam o dinamismo e organicidade da obra. Por oposição, a gama cromática, de tons térreos e sombrios, conferem alguma gravidade, dramaticidade e tensão a toda a cena.
JB