Obras

(a drop in the universe has universes of its own!) [(uma gota no universo tem universos próprios!)]

sculpture
(a drop in the universe has universes of its own!)
(a drop in the universe has universes of its own!)
© João Ferro Martins, cortesia 3+1 Arte Contemporânea
Data

2019

Técnica

Aço inoxidável dourado

Dimensões

210 x 81 x 1 cm

Um texto dourado cintilante e estreito entre parênteses, como um pequeno aparte apesar do seu grande formato, montado na parede, num alinhamento tipográfico ou em estilo de computador. Com uma palavra em cada quebra de linha, a primeira pendurada em cima e a última perto do piso da exposição. A instalação namora a arte conceptual, que tradicionalmente atua na intersecção entre objeto, imagem, palavras e campo semântico. No âmbito de influência de Joseph Kosuth, que, no mundo da arte, desencadeou uma complexa e rica meditação filosófica sobre a relação entre linguagem, imagem e referência com a sua - One and Three Chairs
(1965), Carlos Noronha Feio dá o seu contributo através de uma obra de arte que é o seu próprio título, ou com um título que se tornou a própria obra de arte.

O que impressiona os espectadores no início é, provavelmente, o conteúdo do texto. Essa afirmação introduz a ideia do infinitamente grande e do infinitamente pequeno, transformando-se numa espécie de vaivém espacial poético que leva os espectadores a explorar os limites do seu próprio universo ou do universo transformado neles próprios. Científica e matematicamente falando, o fenómeno da expansão infinita da simetria fractal, inicialmente ligado à análise teórica dos padrões geométricos na natureza, foi estudado a partir do século XVII, e evoluiu ao longo do século XX para sistemas de modelação computorizados.

O ouro acrescenta-lhe outra camada significativa. Sendo tradicionalmente um sinal de prestígio e vetor de luxo, este material inalterável e luminoso é também um símbolo há muito estabelecido de pureza, iluminação espiritual e imortalidade. Assim, apesar do aspeto formal limpo, fabricado, metálico, impessoal e da natureza gráfica da peça, o seu dourado conteúdo semântico abre um processo interminável de desdobramento de dimensões imaginárias agrupadas, que é visivelmente aumentado pelo efeito de espelho, com o espaço e o reflexo do espectador na obra de arte.



Katherine Sirois