Obras

A Sesta dos Ceifeiros

painting
A Sesta dos Ceifeiros
A Sesta dos Ceifeiros
© MACAM
Data

1895

Técnica

Óleo sobre tela

Dimensões

95 x 132 cm

Reputado como o mais português dos artistas portugueses, José Malhoa, ficou para a história da arte como um pintor de costumes e cenas da vida popular.

- A Sesta dos Ceifeiros,
data da última década do século XIX e enquadra-se na fase seguinte à tertúlia do - Grupo do Leão (1881-1889)
, grupo de artistas dinamizado pelo mestre Silva Porto, que envolveu outros artistas, como os irmãos Bordalo Pinheiro, e que procurou a afirmação do Naturalismo em Portugal.

Na obra em análise, Malhoa fixa de forma fiel e objetiva, uma cena comum de um mundo rústico e os hábitos das classes trabalhadoras. A tela de grande dimensão retrata um conjunto de jovens camponeses, homens e mulheres, acompanhados de dois cães, na interrupção da jornada da ceifa. Em primeiro plano, no eixo do quadro, encontramos um rapaz sentado, ao seu lado outros dois descansam deitados, logo atrás uma jovem come algo de uma taça, ladeada por outras raparigas que repousam recostadas no trigal ceifado, mais ao fundo algumas mulheres conversam.

Em pinceladas fluídas e impressivas, sem definição de contorno das formas, nem de detalhes, mas com elevada sugestão compositiva, Malhoa, cria uma divisão em dois planos, de forte pendor horizontal. A metade superior é constituída pela paisagem de fundo, um céu neutro claro e uma extensa seara dourada com montes de feno, onde incide a luminosidade do sol de verão. A metade inferior, concentra as figuras espalhadas pelo campo, que apresenta um tom mais sombrio, sugerindo uma sombra de árvore e uma zona mais fresca, propícia à pausa para descanso. A posição dos elementos figurativos e os pequenos apontamentos cromáticos, conferidos pelos lenços de cabeça, saias ou coletes na indumentária das jovens mulheres, contribuem para uma subtil dinâmica. Um momento pitoresco, a que Malhoa imprime uma intensa serenidade e sugestivo silêncio.

A temática da seara repete-se em várias obras do artista, como - Cócegas
ou - Espantando os Pardais da Seara.
Malhoa privilegiou cenas de exterior ensolaradas e reveladoras dos costumes e práticas das populações rurais, em particular da região beirã de que era originário, deixando como legado uma memória aprazível, desprovida de conotações ideológicas.





Adelaide Ginga