Obras

Bernauer Straße [Rua Bernauer]

photography
Bernauer Straße [Rua Bernauer]
Bernauer Straße [Rua Bernauer]
© MACAM
Data

2006

Técnica

Impressão cromogénea montada em plexiglass

Dimensões

100 x 361,8 cm (díptico - 100 x 181,9; 100 x 179,9 cm)

Tendo como principal medium a fotografia, Sabine Hornig explora frequentemente montras de vidro específicas. Em 2001, a artista começou a fotografar a série Fenster (Janela), na qual retrata montras de lojas vazias em Berlim. O motivo aparenta não ser relevante, mas após um breve momento, o olhar do espectador percebe os níveis de complexidade desta representação: são, por um lado, reflexos de árvores, parques e ruas opostas, e a vista do que está a acontecer na superfície dos vidros e no interior das lojas, por outro.
O díptico Bernauer Straße, de 2006, regista um estaleiro de construçãoo que, por detrás do vidro, mostra um martelo pneumático uma cafeteira e garrafas sobre uma mesa de trabalho - registo da presença dos trabalhadores da construção, não presentes na imagem. Estes são também os traços de uma atividade realizada e a possibilidade desse trabalho recomeçar a qualquer momento, que é quase tornado eterno pela ação da artista.
No reflexo da imagem surge o inverno do bairro Mitte em Berlim, com edifícios habitacionais de uma arquitetura comum e um parque com árvores despidas, coberto de neve. A qualidade quase cristalina do reflexo combina com a luz de um dia frio e seco na Alemanha, retratado num momento de penumbra, no nascer ou pôr do sol.
Curiosa a escolha da rua que dá título à peça - quando Berlim era uma cidade dividida, o Muro erguido em 1961 corria ao longo desta rua. Bernauer Straße ficou famosa pelos fugitivos que saltavam de janelas dos blocos de apartamentos na parte leste da cidade, descendo para a rua que ficava a oeste. Várias pessoas morreram aqui quando o controlo da fronteira foi reforçado.
DC