Obras
Billigatom
painting


Data
2002
Técnica
Acrílico e óleo sobre tela
Dimensões
224,5 x 224,5 cm
Albert Ohlen é um pintor alemão cujo trabalho questiona métodos e meios de pintura para aumentar a consciência do meio, que pretende reinventar e reformular em oposição às hierarquias tradicionais. Inspirado pelo Neoexpressionismo, uma estética predominante nos anos 80, a obra de Ohlen caracteriza-se por combinar elementos abstratos e figurativos, como uma poderosa evocação das numerosas forças envolvidas no ressurgimento da pintura no final do século passado. Ao reunir múltiplos estilos, a obra de Ohlen escapa a uma classificação fácil. Pelo contrário, as suas obras espacialmente complexas têm desafiado e expandido continuamente as noções estabelecidas da pintura.
- Billigatom, 2002
faz parte de um grupo de obras caracterizadas pela simultaneidade de elementos figurativos e abstratos. Resultando em acumulações formais complexas, Ohlen forma um mundo que faz lembrar o surrealista "écriture automatique" onde diferentes elementos figurativos e não figurativos se encontram e constroem combinações estranhas. Ohlen recicla aqui motivos das suas pinturas anteriores, representando-os agora em cenários multi-perspectivos, citando-se tanto a si próprio como a história da arte. Ao longo de vários debates em torno da natureza da pintura, - Billigatom
, tal como outras obras deste período, desconstrói o meio nos seus elementos constituintes, tais como cor, gesto, movimento ou tempo. As formas esféricas, reminiscentes de planetas ou frutos, estão dispostas de forma semicircular em torno de um bloco central de pinceladas puramente abstratas, salpicos, e gotas de tinta. Cores e texturas vibrantes dão forma a um cenário complexo composto por uma mistura de formas geométricas e estritamente abstratas, características pela riqueza da sua cor. A pintura é uma análise visual dos meios, materiais e motivos do pintor. Através da sua representação e relação uns com os outros, encontram-se em constante fluxo e transformação. Através de uma pincelada expressiva, metodologia surrealista e amadorismo consciente, Ohlen entra na linha ténue entre a história da pintura abstrata e figurativa ao mesmo tempo que empurra os componentes essenciais da abstração para novos extremos.
Markéta Condeixa
- Billigatom, 2002
faz parte de um grupo de obras caracterizadas pela simultaneidade de elementos figurativos e abstratos. Resultando em acumulações formais complexas, Ohlen forma um mundo que faz lembrar o surrealista "écriture automatique" onde diferentes elementos figurativos e não figurativos se encontram e constroem combinações estranhas. Ohlen recicla aqui motivos das suas pinturas anteriores, representando-os agora em cenários multi-perspectivos, citando-se tanto a si próprio como a história da arte. Ao longo de vários debates em torno da natureza da pintura, - Billigatom
, tal como outras obras deste período, desconstrói o meio nos seus elementos constituintes, tais como cor, gesto, movimento ou tempo. As formas esféricas, reminiscentes de planetas ou frutos, estão dispostas de forma semicircular em torno de um bloco central de pinceladas puramente abstratas, salpicos, e gotas de tinta. Cores e texturas vibrantes dão forma a um cenário complexo composto por uma mistura de formas geométricas e estritamente abstratas, características pela riqueza da sua cor. A pintura é uma análise visual dos meios, materiais e motivos do pintor. Através da sua representação e relação uns com os outros, encontram-se em constante fluxo e transformação. Através de uma pincelada expressiva, metodologia surrealista e amadorismo consciente, Ohlen entra na linha ténue entre a história da pintura abstrata e figurativa ao mesmo tempo que empurra os componentes essenciais da abstração para novos extremos.
Markéta Condeixa