Obras
Dark Light Piece (Texas Chainsaw Massacre mobile) [Peça Clara Escura (Móbil Massacre no Texas]
installation
![Dark Light Piece (Texas Chainsaw Massacre mobile) [Peça de Luz Escura (Móbil Massacre no Texas]](https://cms.macam.pt/storage/uploads/thumbs/inarte-work-3000_w840.jpg)
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Data
2003
Técnica
Impressão c-print sobre alumínio, metal e fios
Dimensões
250 x 160 x 160 cm (aprox.)
O trabalho de Graham Gussin explora modos de perceção, nomeadamente, no que respeita à visão humana, afirmando aspetos da sua artificialidade. Utilizando o filme como material essencial e uma referência para o seu trabalho, Gussin explora a forma como as imagens e ideias cinematográficas se derramam na realidade, como ocupam o espaço do nosso subconsciente e moldam a nossa perceção, que na sua essência, não tem necessariamente de se referir a uma reflexão inteiramente verdadeira da realidade. Mudando o ponto de referência inicial ao dar um novo contexto à imagem abstrata, através da apropriação e fragmentação, Gussin cria novas narrativas, frequentemente reminiscentes da linguagem do Sublime.
Dark Light Piece (Texas Chainsaw Massacre Mobile) tem como ponto de partida o filme americano de 2003 The Texas Chainsaw Massacre (Massacre no Texas). Utilizando fotografias cuidadosamente seleccionadas do filme, Gussin cria um telemóvel evocativo de Alexandre Calder. As cores e formas primárias, características das obras de Calder, são substituídas por uma seleção de belas imagens, retratando planos longos que fazem com que a natureza do filme se mantenha disfarçada. Escolhendo imagens calmas e interlúdios que poderiam ser, no contexto de um filme de terror, consideradas um desperdício, Gussin remete para a ideia de suspensão, acentuada pela natureza formal do objeto. O telemóvel flutua sobre nós como uma nuvem, com o seu tema escuro e algo invisível em forte contraste com a sua forma aparentemente decorativa.
Dark Light Piece (Texas Chainsaw Massacre Mobile) tem como ponto de partida o filme americano de 2003 The Texas Chainsaw Massacre (Massacre no Texas). Utilizando fotografias cuidadosamente seleccionadas do filme, Gussin cria um telemóvel evocativo de Alexandre Calder. As cores e formas primárias, características das obras de Calder, são substituídas por uma seleção de belas imagens, retratando planos longos que fazem com que a natureza do filme se mantenha disfarçada. Escolhendo imagens calmas e interlúdios que poderiam ser, no contexto de um filme de terror, consideradas um desperdício, Gussin remete para a ideia de suspensão, acentuada pela natureza formal do objeto. O telemóvel flutua sobre nós como uma nuvem, com o seu tema escuro e algo invisível em forte contraste com a sua forma aparentemente decorativa.