Obras

Ejercicio Barroco [Exercício Barroco]

sculpture
Ejercicio Barroco [Exercício Barroco]
Ejercicio Barroco [Exercício Barroco]
Cortesia Juan Muñoz Estate
Data

1984

Técnica

Argamassa policromada e ferro

Dimensões

103,5 x 54 x 20,5 cm (pássaros); 12 x 18 x 16,5 cm (espiral)

Ejercicio Barroco faz parte das primeiras instalações escultóricas de Juan Muñoz dos anos 80. Um período do seu trabalho durante o qual o artista espanhol utilizou frequentemente suportes, varas e estruturas em ferro para transmitir a sensação de pequeno cenário teatral e a ilusão de espaços públicos ou privados específicos como torres, minaretes, varandas e escadarias suspensas. Quer sejam montados na parede ou diretamente assentes no chão, evocam diferentes locais de poleiro e posições estratégicas. Para as peças no solo, a elevação é feita através da utilização de estreitas varetas de ferro verticais.
Tal como em duas outras peças de 1984, o escultor instalou as hastes verticais em letras maiúsculas de ferro liso, como apoio no solo. Para Ejercicio Barroco, as letras formam as duas palavras ERROR PESO. Aparecem simultaneamente ao contrário e de cabeça para baixo quando estão de frente para as aves empoleiradas, que se assemelham a alguns araus polares com as suas cores preta, cinzenta e branca. A ave como motivo, apesar de ser extremamente rara na produção da Muñoz, que se concentra principalmente na figura humana, não é exclusiva desta peça. Surge também em Lying Parrot (1989) e numa instalação tardia intitulada Chopping Block, de 2001, o ano da morte de Muñoz. A instalação inclui também uma espiral de ferro montada na parede colocada à frente das aves cujas cabeças estão orientadas para ela, como se fossem apanhadas pela hipnótica forma de movimento circular. Apesar da sua aparência fantasiosa, um certo sentimento de melancolia emana das aves imobilizadas e das palavras enigmáticas a que estão ligadas.
Apesar da sua atração pelo Minimalismo, Muñoz desenvolveu um estilo figurativo e dramático imbuído de narrativas, realismo e estímulos psicológicos. Para as diferentes fases da sua produção, explorou consistentemente a dinâmica do olhar e da relação entre os espectadores, os objetos expostos e o espaço circundante.

KS

Obras

(1)

A carregar

  • Chino mirándose en espejo redondo [Chino olhando-se em espelho redondo]
    Chino mirándose en espejo redondo [Chino olhando-se em espelho redondo]

    Juan Munõz