Obras
Eva
sculpture


Data
1986
Técnica
Pasta de celulose, tinta acrílica, resina poliéster e tubos de alumínio
Dimensões
245,5 x 125 x 30,5 cm
Marcado pelo impacto que a arte africana, a art brut e a art pop deixaram no seu imaginário e no seu léxico artístico, no início dos anos 80 José de Guimarães começa a criar as suas picto-esculturas. Eva é um destes objetos, feitos de um tipo de papel espesso e granulado manufaturado pelo artista, pintados de ambos os lados e suportados por uma pequena base de metal, que podem ser simultaneamente considerados bidimensionais e tridimensionais. Utilizando as mesmas imagens icónicas do seu alfabeto de símbolos dos anos 70, de inspiração angolana, que se pretendia de leitura possível para todas as culturas, as figuras das suas picto-esculturas estabelecem diálogos entre culturas antigas e a modernidade, entre a arte africana e a arte europeia, sendo frequentemente metafóricas e/ou alegóricas. Construída a partir dos elementos soltos do alfabeto de símbolos e pintada com recurso apenas às três cores primárias e ao preto, a Eva de Guimarães apresenta formas que são simultaneamente figurativas e surrealistas; sem torso, apenas seios, multicolor e com uma face parcialmente desfigurada de onde desponta uma serpente vermelha, reforçando a alegoria bíblica e relembrando o pecado original da tentação, do desejo e da desobediência. Numa aparente procura de reposicionar o mito da criação bíblica, o artista cria a sua Eva com uma aparência multiétnica e parece querer libertá-la dos constrangimentos da moral europeia, deslocando-a do plano de confronto simplista entre o bem e o mal para um plano de construção e transformação, evidenciado pela sua simbiose com a serpente. Sendo uma reconstrução do símbolo mítico da fundação da humanidade, esta peça traduz, talvez, o obejctivo de toda a obra de Guimarães: articular as diferentes partes constituintes de um todo de forma a torná-lo universalmente acessível e compreensível.
AFM
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