Obras

Following the rigth hand of Ingrid Bergman in "Notorious" [Seguindo a mão direita de Ingrid Bergman em "Notorious"]

photography
Following the rigth hand of Ingrid Bergman in "Notorious" [Seguindo a mão direita de Ingrid Bergman em "Notorious"]
Following the rigth hand of Ingrid Bergman in "Notorious" [Seguindo a mão direita de Ingrid Bergman em "Notorious"]
© MACAM
Data

2006

Técnica

Impressão cromogénea e marcador preto sobre plexiglass

Dimensões

115,5 x 152,5 cm

Pierre Bismuth é um artista e cineasta francês cujo trabalho é baseado na apropriação de várias formas de produção cultural comum. O seu trabalho explora a nossa perceção da realidade exterior, desestabilizando códigos de leitura, transformando assim o familiar em desconhecido. Usando um humor subtil e intervenções mínimas em conteúdo cujo significado parece óbvio, Bismuth sabota a lógica do material apropriado, perturbando assim a atenção do espectador e deslocando o significado da obra para outra direção. Following the right hand of Ingrid Bergman in 'Notorious', (2007) faz parte de um grupo maior de obras ligadas ao interesse de Bismuth pelo cinema. Usando o filme de espionagem de 1949, Difamação [Notorious], como ponto de partida da obra, a imagem retrata um filme de Ingrid Bergman e Gary Grant. O desenho abstracto, uma linha negra irregular, reminiscente de um rabisco infantil, esconde partes da imagem e traça a tentativa de Bismuth de seguir cuidadosamente e transcrever os movimentos da direita de Ingrid Bergman desde o início do filme até ao momento em que a imagem foi tirada. Apesar da sua aleatoriedade inicial, este emaranhado de linhas é, de facto, significativo e inerentemente pessoal, pois capta o gesto de uma actriz icónica. Por um lado, a obra reflecte a abordagem subtil de Bismuth à noção do mito do artista, enquanto que, por outro lado, reúne vários métodos artísticos do século XX. Fundindo experiências de decomposição de movimento na fotografia antiga com escrita automática ou pintura de acção, a obra torna-se um comentário histórico de arte e uma reconciliação poética das imagens estáticas e em movimento.
MC