Obras

From the Series: 1 Man = 1 Man (#4) [Da Série: 1 Homem = 1 Homem (#4)]

other
From the Series: 1 Man = 1 Man (#4)  [Da Série: 1 Homem = 1 Homem (#4)]
From the Series: 1 Man = 1 Man (#4)  [Da Série: 1 Homem = 1 Homem (#4)]
© MACAM
Data

2002

Técnica

Esferográfica, caneta de feltro e recortes de revista colados sobre papel Marker revestido com película plástica e fita adesiva

Dimensões

42,5 x 59,5 cm

Thomas Hirschhorn (1957) é um artista suíço baseado em Paris. Trabalhando em diversos suportes, a colagem como um ato de juntar as coisas cria uma espinha dorsal da sua obra. Os seus trabalhos frequentemente espaciais (instalações) são compostos por materiais comuns e baratos, tais como cartão, madeira, folha de alumínio ou fita adesiva. A escolha de Hirschhorn de objetos quotidianos e facilmente acessíveis funciona como um gesto político. A chave é escolher materiais que não intimidem, sejam universais, económicos e inclusivos na sua rejeição do luxo e exclusividade. O seu trabalho, frequentemente exposto fora do contexto do museu e dentro do domínio público, visa sempre incluir o Outro, dirigindo-se a um público não-exclusivo. As suas instalações públicas - monumentos dedicados a escritores, filósofos ou colegas artistas - questionam a autonomia, autoria e resistência de uma obra de arte.

- Os quatro trabalhos presentes na coleção MACAM fazem parte
- Da Série: 1 Man = 1 Man,
composta por um conjunto de 20 colagens onde Hirschhorn associa a extrema brutalidade da guerra com o mundo da publicidade e do comércio. Utilizando fotocópias de imagens da cultura de massas, o artista cria composições visuais envolvidas socialmente que confrontam os espectadores e os implicam na criação de significado. Neste caso, a colagem é uma forma de utilizar elementos do mundo existente para um comentário crítico. As imagens encontradas, deixadas inalteradas no seu formato inicial, são justapostas numa técnica de composição e combinadas com intervenções com caneta e lápis. Imagens de edifícios devastados pela guerra e vítimas com as faces de modelos de moda, sobrepostas com tinta vermelha parecem fluir e infiltrar-se nas figuras como lágrimas ou sangue. Evitando qualquer hierarquia, estas colagens “brutas” tornam-se um reflexo silencioso dos laços aparentemente invisíveis que moldam a violência na sociedade política do presente.

Obras

(3)

A carregar

  • From the Series: 1 Man = 1 Man (#11) [Da Série: 1 Homem = 1 Homem (#11)]
    From the Series: 1 Man = 1 Man (#11) [Da Série: 1 Homem = 1 Homem (#11)]

    Thomas Hirschhorn

  • From the Series: 1 Man = 1 Man (#8) [Da Série: 1 Homem = 1 Homem (#8)]
    From the Series: 1 Man = 1 Man (#8) [Da Série: 1 Homem = 1 Homem (#8)]

    Thomas Hirschhorn

  • From the Series: 1 Man = 1 Man (#9) [Da Série: 1 Homem = 1 Homem (#9)]
    From the Series: 1 Man = 1 Man (#9) [Da Série: 1 Homem = 1 Homem (#9)]

    Thomas Hirschhorn