Obras

h.e.k 01

photography
h.e.k 01
h.e.k 01
Data

2000

Técnica

Impressão diasec

Dimensões

205 x 165 cm

Os trabalhos conceptuais do fotógrafo alemão Thomas Ruff (1958) marcam uma mudança entre a fotografia analógica e a digital. Apesar da sua natureza representativa, as suas fotografias são investigações sobre este suporte, a sua estrutura, o seu uso, a multiplicidade de géneros e a mudança de significado. Interessado em sistemas de visualização, tais como a Internet e a era pós-digital, muitas das séries do artista fazem uso de imagens pré-existentes e apropriadas, questionando o tema da originalidade e autenticidade.

- h.e.k. 01
, 2000 faz parte da série - l.m.v.d.r
dedicada à figura central da arquitetura modernista, Mies Van der Rohe (1886-1969). Iniciada como uma comissão ligada à renovação da Haus Lange e Haus Esters em Krefeld, Alemanha, a série está firmemente ligada à prática do artista. A famosa série Casas Ruff, realizada entre 1987 e 1991, representa através da arquitetura alemã trinta anos da ideologia e economia da Alemanha Ocidental. Enquanto que na série inicial Houses, Ruff remove digitalmente os detalhes que obstruem a arquitetura retratada, a série - l.m.v.d.r
funde elementos de fotografia tradicional com a manipulação de imagem. A principal preocupação de Ruff são a perceção e o método. Ao manobrar ângulos de câmara e manipular o foco e a cor, Ruff aumenta a autenticidade destes monumentos já fortemente documentados, descobrindo novas formas de os capturar. Além disso, mantendo-se em linha com a filosofia do arquiteto, Ruff enfatiza o apurado sentido de linha e espaço de Van der Rohe. Revelando como ele procurou desfocar as fronteiras entre o interior e o exterior, utilizando novos materiais como o vidro no lugar de paredes opacas, Ruff espelha a ambivalência da arquitetura em relação às relações espaciais tradicionais.



Markéta Condeixa