Obras
Kabel [Cabo]
painting
![Kabel [Cabo]](https://cms.macam.pt/storage/uploads/thumbs/inarte-work-3338_w840.jpg)
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Data
2003
Técnica
Óleo sobre tela
Dimensões
230,5 x 120,5 cm
Ligado à escola de pintura de Dresden, o trabalho do artista alemão Eberhard Havekost explora os paralelos entre as ideias sistémicas de perfeição e os modos de construção de imagem ideais. Tendo o seu arquivo pessoal de fotografias e imagens de vídeo como ponto de partida para o seu trabalho, as suas pinturas investigam a relação entre as imagens pintadas e as suas fontes fotográficas. Em vez de aludir à precisão fotográfica da reprodução de uma dada realidade, através do tratamento da imagem e do gesto aplicado do pintor, Havekost distorce a imagem retratada, assumindo e valorizando algumas das suas supostas imperfeições, aproximando assim a obra da vida.
Com base numa referência fotográfica digitalizada, esticada e fotografada, retratando um bloco de apartamentos modernistas, Kabel, 2003, torna-se característica pela sua geometria minimalista. Abordando o mundo da manipulação digital de imagens, fazendo uso da sua disponibilidade ilimitada de imagens, e despojada da presença humana, esta obra torna-se uma representação silenciosa de um contexto urbano anónimo e desmaterializado, através da sua execução. Havekost repercute o legado da pintura moderna ao mesmo tempo que aponta para uma sensação de vazio e densidade formal, ecoando a artificialidade dos objetos, neste caso, através de uma peça de arquitetura. A imagem aproximada das varandas de um edifício com toldos laranja em manchas alternadas de cor lisa, cria um ritmo formal em contraponto à quietude e estática do objeto representado.
Quebrando a impenetrabilidade da superfície, três cabos que vão para além das margens da tela no canto inferior direito criam um corte entre elementos pictóricos, em oposição a um resquício de céu para além da massa de betão no canto superior esquerdo, levando a uma perspetiva de fuga ascendente. Esta pintura, introduzindo assim uma nova geometria sugestiva de uma perceção ótica revista do mundo dos objetos e da sua abstração, utiliza as ferramentas características para a produção e representação de imagens contemporâneas. Kabel torna-se uma reflexão sobre a realidade cada vez mais digital característica da nossa condição atual.
MC
Com base numa referência fotográfica digitalizada, esticada e fotografada, retratando um bloco de apartamentos modernistas, Kabel, 2003, torna-se característica pela sua geometria minimalista. Abordando o mundo da manipulação digital de imagens, fazendo uso da sua disponibilidade ilimitada de imagens, e despojada da presença humana, esta obra torna-se uma representação silenciosa de um contexto urbano anónimo e desmaterializado, através da sua execução. Havekost repercute o legado da pintura moderna ao mesmo tempo que aponta para uma sensação de vazio e densidade formal, ecoando a artificialidade dos objetos, neste caso, através de uma peça de arquitetura. A imagem aproximada das varandas de um edifício com toldos laranja em manchas alternadas de cor lisa, cria um ritmo formal em contraponto à quietude e estática do objeto representado.
Quebrando a impenetrabilidade da superfície, três cabos que vão para além das margens da tela no canto inferior direito criam um corte entre elementos pictóricos, em oposição a um resquício de céu para além da massa de betão no canto superior esquerdo, levando a uma perspetiva de fuga ascendente. Esta pintura, introduzindo assim uma nova geometria sugestiva de uma perceção ótica revista do mundo dos objetos e da sua abstração, utiliza as ferramentas características para a produção e representação de imagens contemporâneas. Kabel torna-se uma reflexão sobre a realidade cada vez mais digital característica da nossa condição atual.
MC