Eberhard Havekost (1967, Dresden, Alemanha – 2019, Berlim, Alemanha) estudou na Hochschule für Bildende Künste Dresden entre 1991 e 1996 com o professor Ralf Kerbach (1956, Dresden), na classe de pintura e artes gráficas. Foi professor de pintura na Kunstakademie Düsseldorf, Alemanha, entre 2010 e 2019.
Hakevost pertence a uma nova geração de pintores que usaram a linguagem digital e multimédia como ponto de partida para fabricar as imagens da sua pintura, a partir de uma seleção de várias fontes: televisão e vídeo, revistas e fotografias. A partir do seu arquivo, Havekost edita as imagens originais em computador: de forma subtil altera as cores, as formas são ligeiramente esticadas ou distorcidas, e posteriormente traduzidas através do processo de pintura. As suas pinturas de corpos e rostos humanos, arquitetura urbana e suburbana e vários tipos de veículos automóveis apresentam sombras e cores inquietantes, assim como o corte da imagem e a posição dos volumes, inesperados, que alteram a perceção do observador face ao referente.
Entre as exposições individuais que realizou, destacam-se: Endless, Brandenburgischer Kunstverein, Potsdam, Alemanha (2012); Eberhard Havekost - Sightseeing Trip, Bhau Daji Lad Museum, Mumbai, Índia (2012); Eberhard Havekost, Sammmlung MAP— Museum der Moderne Salzburg, Áustria (2012); Sightseeing Trip, Kerala Lalitha Kala Akademi, Durbar Hall Art Gallery, Ernakulam/Kochi, Kerala, Índia (2012); Ausstellung, Kunsthalle im Lipsiusbau, Staatliche Kunstsammlungen Dresden, Alemanha (2010); Gulf Coast University, Fort Myers, FL, and Tampa Museum of Art, Tampa, Flórida, EUA (2007); Harmony 2: Schilderijen 1997 – 2005, Stedelijk Museum CS, Amsterdam, Holanda (2006); Eberhard Havekost: 1996-2006 Paintings from the Rubell Family Collection, American University Museum, Katzen Arts Center, Washington, EUA (2006); Lieu d’ Art Contemporain, Sigean Centre d’ Art Contemporain, França (2003); Driver, Museu Serralves, Porto, Portugal (2001); Druck, Galerie für Zeitgenossische Kunst Leipzig, Alemanha (1999).
PS
Dezembro 2020
Hakevost pertence a uma nova geração de pintores que usaram a linguagem digital e multimédia como ponto de partida para fabricar as imagens da sua pintura, a partir de uma seleção de várias fontes: televisão e vídeo, revistas e fotografias. A partir do seu arquivo, Havekost edita as imagens originais em computador: de forma subtil altera as cores, as formas são ligeiramente esticadas ou distorcidas, e posteriormente traduzidas através do processo de pintura. As suas pinturas de corpos e rostos humanos, arquitetura urbana e suburbana e vários tipos de veículos automóveis apresentam sombras e cores inquietantes, assim como o corte da imagem e a posição dos volumes, inesperados, que alteram a perceção do observador face ao referente.
Entre as exposições individuais que realizou, destacam-se: Endless, Brandenburgischer Kunstverein, Potsdam, Alemanha (2012); Eberhard Havekost - Sightseeing Trip, Bhau Daji Lad Museum, Mumbai, Índia (2012); Eberhard Havekost, Sammmlung MAP— Museum der Moderne Salzburg, Áustria (2012); Sightseeing Trip, Kerala Lalitha Kala Akademi, Durbar Hall Art Gallery, Ernakulam/Kochi, Kerala, Índia (2012); Ausstellung, Kunsthalle im Lipsiusbau, Staatliche Kunstsammlungen Dresden, Alemanha (2010); Gulf Coast University, Fort Myers, FL, and Tampa Museum of Art, Tampa, Flórida, EUA (2007); Harmony 2: Schilderijen 1997 – 2005, Stedelijk Museum CS, Amsterdam, Holanda (2006); Eberhard Havekost: 1996-2006 Paintings from the Rubell Family Collection, American University Museum, Katzen Arts Center, Washington, EUA (2006); Lieu d’ Art Contemporain, Sigean Centre d’ Art Contemporain, França (2003); Driver, Museu Serralves, Porto, Portugal (2001); Druck, Galerie für Zeitgenossische Kunst Leipzig, Alemanha (1999).
PS
Dezembro 2020