Obras

Marx and Smith at Occupy Wall Street [Marx e Smith na Occupy Wall Street]

video
Marx and Smith at Occupy Wall Street [Marx e Smith na Occupy Wall Street]
Marx and Smith at Occupy Wall Street [Marx e Smith na Occupy Wall Street]
Data

2011

Técnica

Vídeo, 16:9, cor, som, 7'19''

Baby Marx, de Pedro Reyes, começou em 2008 no contexto de um show de marionetas na televisão. Rapidamente o projeto avançou, desenvolvendo laços ainda mais fortes com a arte contemporânea experimental e performativa. No cruzamento entre instalação, teatro e vídeo, a série tem duas marionetas de bastão animadas personificando o teórico alemão Karl Marx (1818-1883) e o filósofo e economista escocês, Adam Smith (1723-1790). Nesta primeira parte, o cenário urbano exterior surge como mais um componente principal. Significativamente, Reyes filmou durante o movimento de protesto de 2011 Occupy Wall Street, em Nova York, que pretendia desafiar a cobiça corporativa, o poder centralizado e as desigualdades.
Utilizando procedimentos de reportagem filmada combinados com um estilo cómico inusitado, a peça encena a colisão metafórica entre duas predominantes correntes políticas e económicas, o Socialismo e o Capitalismo. Baseadas, respetivamente, nos conceitos de Altruísmo e Interesse-Próprio, as duas tendências ideológicas e a sua confrontação histórica são personificadas pelas duas marionetas feitas à mão, de pequena escala, e pelo seu diálogo fictício, tendo por fundo a crise financeira global do século vinte e um. No meio da agitação, ambas as figuras agem de acordo com a sua filosofia. Enquanto Marx vê a oportunidade para uma nova ascensão do Socialismo e discute sem sucesso, Smith agarra um outro tipo de oportunidade.
Para lá dos aspetos visuais cativantes, incluindo o abstrato, porém evocativo, design tridimensional utilizado para as cabeças das personagens, que resultou de um trabalho colaborativo com o marionetista japonês Takumi Ota, a voz, a linguagem e o conteúdo filosófico são centrais neste trabalho. São utilizadas estratégias da comunicação social e da educação para abordar temas e reflexões complexas. Sensatamente, é através da comédia que Reyes consegue delinear um capitulo inteiro da história dos pensamentos económicos e das tensões e forças políticas que os desencadearam. O sentido de humor brilhante que atravessa todo o trabalho manifesta-se até à cena final, com a inesperada fuga do capital de dinheiro público num paraquedas dourado.

KS