Nocturno de Agra
painting


1980
Óleo sobre tela
87 x 132 cm
Pioneiro do Abstracionismo geométrico em Portugal, Nadir Afonso é um nome maior da arte portuguesa que começou por se afirmar internacionalmente participando em exposições em Paris, como foi o caso de Le mouvement, em 1955, na histórica Galerie Denise René, onde expôs obras da série «Espacillimité». Este conceito, criado por Nadir, consistia na depuração de elementos geométricos, dispostos numa composição horizontal, que podem alargar-se a todas as margens ou centrar-se no seu eixo, ultrapassando os limites da tela e criando uma sensação de continuidade e de espaço ilimitado. Como numa pauta, estes signos geométricos traduzem um apuro formal e rítmico, organizado com base no equilíbrio ditado pela intuição apurada nas leis da matemática.
Arquiteto de formação, o seu olhar artístico distinguiu, desde os tempos iniciais, a arquitetura das cidades. Depois de trabalhar com Le Corbusier e Oscar Niemeyer, e após a evoluc¸a~o alcançada no caminho da abstração geométrica sublimada em «Espacillimité», retoma essa temática que estende à reinterpretac¸a~o este´tica dos referentes urbanos. É o caso de Nocturno de Agra, pintura inspirada na cidade indiana do emblemático monumento Taj Mahal, em que o característico fundo de base monocromática é, neste caso, negro noite e as formas dispostas sintetizam-se apenas na cor verde, diversificada em diferentes tonalidades. Em forte dinâmica compositiva, predominam as linhas retas e oblíquas em planos trapezoidais que criam perspetiva e onde se inscrevem ogivas, losangos e arcos contracurvados. Esta obra inclui-se no período perspético das cidades geométricas de Nadir, que decorreu entre 1965 e 1985.
Adelaide Ginga