Obras
Omolegalizado
painting


Data
2009-2010
Técnica
Acrílico, papel de jornal e papel kraft sobre tela
Dimensões
180 x 180 cm
Omolegalizado do artista Yonamine é um relevante exemplar das colagens em forma de murais ou telas que o artista tem vindo a desenvolver ao longo da sua carreira. Nesta composição de 2009-10 é apresentada uma complexa sobreposição de folhas de jornal, desenhos e serigrafias, repletas de símbolos e iconografias que remetem a questões pós-colonialistas.
No conjunto há um fator claro de acumulação e supressão de experiências, uma linguagem visual típica de uma parede num espaço público movimentado, neste caso encenada, dando-lhe um valor pessoal. A referência ao detergente OMO, que reaparece noutros trabalhos do artista, aqui destacada pelo título, remete à expressão “whitewashed” descrevendo como minorias assimilam usos e costumes do mundo ocidental, que perpetuam a corrupção e a violência física e psicológica. A menção à Unicef, cujo logo é usado para compor a palavra “OFF”, é uma clara provocação às ajudas humanitárias ao continente africano, que tanto podem ser insuficientes, como ferramentas para estabelecer um regime de dependência e controlo. Estas estruturas são legalizadas e mantidas, daí que o título Omolegalizado surja como uma clara palavra de manifesto.
Esta colagem densamente estratificada de Yonamine responde à sua experiência de aculturação, itinerância, diferenciação social e gentrificação, enquanto artista que circula entre cidades em África e na Europa. A peça é, porém, idealizada para um espaço de arte, numa tela de grande dimensão, e não para espaço público, o que confere ao detalhe da frase “SOLO SHOW”, no canto superior direito, maior relevância - isto é, o artista está consciente do espetador e do meio artístico em que se insere, para o qual a sua mensagem é direcionada.
DC
No conjunto há um fator claro de acumulação e supressão de experiências, uma linguagem visual típica de uma parede num espaço público movimentado, neste caso encenada, dando-lhe um valor pessoal. A referência ao detergente OMO, que reaparece noutros trabalhos do artista, aqui destacada pelo título, remete à expressão “whitewashed” descrevendo como minorias assimilam usos e costumes do mundo ocidental, que perpetuam a corrupção e a violência física e psicológica. A menção à Unicef, cujo logo é usado para compor a palavra “OFF”, é uma clara provocação às ajudas humanitárias ao continente africano, que tanto podem ser insuficientes, como ferramentas para estabelecer um regime de dependência e controlo. Estas estruturas são legalizadas e mantidas, daí que o título Omolegalizado surja como uma clara palavra de manifesto.
Esta colagem densamente estratificada de Yonamine responde à sua experiência de aculturação, itinerância, diferenciação social e gentrificação, enquanto artista que circula entre cidades em África e na Europa. A peça é, porém, idealizada para um espaço de arte, numa tela de grande dimensão, e não para espaço público, o que confere ao detalhe da frase “SOLO SHOW”, no canto superior direito, maior relevância - isto é, o artista está consciente do espetador e do meio artístico em que se insere, para o qual a sua mensagem é direcionada.
DC