Obras

Paisagem com Cavalos

painting
Paisagem com Cavalos
Paisagem com Cavalos
© MACAM
Data

1955

Técnica

Óleo sobre tela

Dimensões

73,5 x 100 cm

Simão César Dordio Gomes produz esta pintura dois anos antes de receber o 1.º prémio de pintura da Fundação Calouste Gulbenkian (1957). Realizada na fase final da sua carreira, esta Paisagem com Cavalosrecorda o Alentejo, terra natal do pintor, que acabou por se estabelecer no Porto como Professor na Escola de Belas Artes (1957-1960), incentivando várias gerações de pintores modernos e renovando o ensino académico.
Atestando a mesma temática de composições realizadas aquando do regresso de Paris em meados dos anos de 1920, Dordio está já longe do experimentalismo inicial, de quando se declarava esteticamente “Independente de tudo e de todos” (Os Cinco independentes, SNBA, 1923). A produção pictórica deste período mais tardio, repete saudosamente o âmbito naturalista e as mesmas figuras queridas do pintor - cavalos - aparentemente selvagens ou em liberdade. Esta condição de liberdade é reforçada, no seu sentido figurado, pela pincelada solta, pela ausência de perspectiva numa composição centrada e plana, e pelo ritmo conferido nos dorsos dos animais e paisagem envolvente, relembrando ainda composições de Franz Marc, que muito provavelmente terá conhecido na sua estada na capital francesa.
Nesta obra, cromaticamente, os laivos expressionistas são suscitados, pelo recurso a tons antinaturais que são empregues de forma contida em mancha ou apontamento. Ainda que revisitando o solarengo Alentejo, a equilibrada paleta de tons escuros e com uma luminosidade mais difusa, deixa adivinhar a influência da atmosfera do Norte do País.
RD