Obras
Samotracia's Victory vs Europa [A Vitória de Samotrácia vs Europa]
sculpture
![Samotracia's Victory vs Europa [A Vitória de Samotrácia vs Europa]](https://cms.macam.pt/storage/uploads/thumbs/inarte-work-3253_w840.jpg)
![Samotracia's Victory vs Europa [A Vitória de Samotrácia vs Europa]](https://cms.macam.pt/storage/uploads/thumbs/inarte-work-3253_w840.jpg)
Data
2021
Técnica
Resina, metal e livros lacados
Dimensões
72 x 32 x 24 cm
Nesta escultura de pequena dimensão, Avelino Sala colocou uma reprodução standard em resina da obra prima greco-helénica, a Vitória de Samotrácia, sobre uma pilha de livros sem título, entre os quais se pode distinguir uma cópia do trabalho de MacLennan sobre a História da Europa, de Júlio Crespo, intitulado “- Como a Europa formou o Mundo Moderno”
. Enquanto que a escultura grega fragmentada referencia as origens da cultura clássica ocidental e as suas feridas, a publicação de MacLennan de 2018 evoca a ascensão e queda da Europa assim como o intervalo de quase cinco séculos durante o qual o continente foi o epicentro do mundo. Este exame contemporâneo da supremacia e declínio culturais da Europa analisa vários tópicos cruciais tais como a imigração, o colonialismo e o comercio internacional, a revolução industrial, a democracia e os direitos humanos, guerras e exílio, todos eles temas chave no trabalho conceptual do artista.
Assim, a história do Mediterrâneo parece ser o traço comum entre a deusa que encarnou o conceito de vitoria atlética e militar na Grécia Antiga e o amplo escopo da história moderna europeia condensada numa publicação impressa. Se o Mediterrâneo foi sinónimo de um rico legado cultural, material e artístico, a sua aura foi seriamente tingida pela escandalosa crise de refugiados atual.
Paralelamente às sensações de glória, dignidade e orgulho, Nike, com a sua atraente beleza, as suas grandes asas abertas e linhas verticais fluídas evoca as ideias de leveza, dinamismo, movimento e comunicação, enquanto que a pilha de livros com as suas diversas tonalidades de cores cinzentas e escuras transmite as sensações opostas de peso, imobilidade e fechamento. Deste modo parece surgir uma pergunta de - Samothrace vs Europa
: construída sobre gloriosas ruinas greco-romanas e face ao enquadramento contemporâneo sociopolítico, será a Europa uma aspiração falhada?
Katherine Sirois
. Enquanto que a escultura grega fragmentada referencia as origens da cultura clássica ocidental e as suas feridas, a publicação de MacLennan de 2018 evoca a ascensão e queda da Europa assim como o intervalo de quase cinco séculos durante o qual o continente foi o epicentro do mundo. Este exame contemporâneo da supremacia e declínio culturais da Europa analisa vários tópicos cruciais tais como a imigração, o colonialismo e o comercio internacional, a revolução industrial, a democracia e os direitos humanos, guerras e exílio, todos eles temas chave no trabalho conceptual do artista.
Assim, a história do Mediterrâneo parece ser o traço comum entre a deusa que encarnou o conceito de vitoria atlética e militar na Grécia Antiga e o amplo escopo da história moderna europeia condensada numa publicação impressa. Se o Mediterrâneo foi sinónimo de um rico legado cultural, material e artístico, a sua aura foi seriamente tingida pela escandalosa crise de refugiados atual.
Paralelamente às sensações de glória, dignidade e orgulho, Nike, com a sua atraente beleza, as suas grandes asas abertas e linhas verticais fluídas evoca as ideias de leveza, dinamismo, movimento e comunicação, enquanto que a pilha de livros com as suas diversas tonalidades de cores cinzentas e escuras transmite as sensações opostas de peso, imobilidade e fechamento. Deste modo parece surgir uma pergunta de - Samothrace vs Europa
: construída sobre gloriosas ruinas greco-romanas e face ao enquadramento contemporâneo sociopolítico, será a Europa uma aspiração falhada?
Katherine Sirois