Obras
Sem título
painting


Data
1968
Técnica
Óleo industrial sobre contraplacado
Dimensões
201 x 50 x 2,5 cm
Depois de uma fase figurativa inicial, uma viagem pela Europa em 1966 viria a marcar uma mudança na produção de Jorge Pinheiro, estimulando uma etapa de trabalho fundamentada na tradição histórica da abstração europeia e dos movimentos internacionais surgidos no pós-segunda Grande Guerra, nomeadamente as pesquisas do grupo parisiense Abstraction-Création, as propostas estéticas da Op Art e os princípios teóricos da Gestalt. Inicia-se assim o primeiro período de abstração na obra do pintor, marcado pela conceção de composições retinianas estruturadas a partir de padrões e módulos geométricos, e nas quais são exploradas as noções de cadência, sucessão, ritmo e repetição como originadoras de formas e efeitos visuais. A pesquisa em torno de uma abstração vinculada à exploração de efeitos óticos é ainda reforçada pela conceção da pintura como objeto e não como mera representação bidimensional, o que viria a refletir-se no prévio recorte dos suportes.
Integrada nesta fase de produção, esta pintura caracteriza-se por uma construção compositiva fortemente geometrizada. A forma, que remete para o desenho de um cilindro, é contornada pelo recorte da madeira do suporte, e estrutura-se a partir das faixas curvas de cores puras e saturadas, demarcadas por linhas de contorno. O jogo cromático de matizes secundárias e complementares confere um efeito tridimensional à composição, numa volumetria reduzida ou planificada que acaba por enfatizar a objetualidade da pintura. A cadência das faixas e a relação de proporção entre as duas áreas cromáticas estimulam o olhar do observador a percorrer incessantemente a composição num movimento vertical, anulando o centro gravitacional da pintura e conferindo-lhe forte equilíbrio e unidade.
JB
Integrada nesta fase de produção, esta pintura caracteriza-se por uma construção compositiva fortemente geometrizada. A forma, que remete para o desenho de um cilindro, é contornada pelo recorte da madeira do suporte, e estrutura-se a partir das faixas curvas de cores puras e saturadas, demarcadas por linhas de contorno. O jogo cromático de matizes secundárias e complementares confere um efeito tridimensional à composição, numa volumetria reduzida ou planificada que acaba por enfatizar a objetualidade da pintura. A cadência das faixas e a relação de proporção entre as duas áreas cromáticas estimulam o olhar do observador a percorrer incessantemente a composição num movimento vertical, anulando o centro gravitacional da pintura e conferindo-lhe forte equilíbrio e unidade.
JB