Obras

Sem título

painting
Sem título
Sem título
© MACAM
Data

1978

Técnica

Caneta de feltro, grafite e tecido sobre tela

Dimensões

110,7 x 79,6 cm

As referências iniciais de Manuel Baptista gravitam em torno de Miró, Klee e Matisse, manifestando-se numa produção figurativa atenta a temáticas do trabalho e a naturezas mortas. Todavia, nos anos 60, a abstração torna-se dominante, encetando uma pesquisa de valorização do suporte através de uma desconstrução e recomposição das superfícies. Influenciado pela Arte Povera e pelo Nouveau Réalisme, numa época em que vários dos seus pares operavam sobre o suporte de modos diversos, Manuel Baptista reconhece retrospetivamente as grandes referências que para si assumiram a obra de Fontana, Tapiés e Castellani — ao nível da indagação matérica, háptica e conceptual do suporte da pintura.
Nesta obra de 1978, o pintor começa, desde logo, a indagar o suporte ao optar por uma tela de forma oval de tela (recuperando uma tradição longa da história da arte, mas também a mais recente de shaped canvas). Sobre essa superfície, dispõe elipticamente formas abstratas de tela recortada e colorida a caneta de feltro e lápis. A contenção da gama cromática exponencia o carácter táctil da obra. Assumindo a geometria com uma arquitetura primordial do quadro, Manuel Baptista advertia que para o desenho aparecer era necessário a luz fazer essa sombra. No diálogo entre a liberdade do desenho e a contenção da pintura, o autor assume que a sua “poética do recorte” necessita de luz para revelar a sua estrutura e o seu sentido. Os tracejados remetem para moldes de roupa, com os quais trabalhou, numa pintura que funde a dimensão conceptual de indagação da pintura com a dimensão corporal e matérica da sua manufatura.
LC