Obras

Sem título (Caçador)

painting
Sem título (Caçador)
Sem título (Caçador)
© MACAM
Data

s.d.

Técnica

Óleo sobre madeira

Dimensões

36,5 x 24 cm

Pintor, compositor, poeta, arqueólogo e colecionador, Alfredo Keil (1850-1907) era descendente de uma família alemã radicada em Portugal. A sua educação musical e plástica passou por cidades como Munique e Nuremberga, o que certamente terá influenciado a sua relação de proximidade com a natureza e uma linguagem plástica na charneira entre um romantismo tardio e um pré-naturalismo.
Realizou várias obras de pequeno formato, como a presente pintura onde se observa uma cena de exterior com um caçador e seu cão, o motivo fornece-lhe o pretexto para uma contemplação íntima e melancólica da natureza. Alfredo Keil estrutura o espaço através do verde do solo e da verticalidade das árvores contra um céu aberto. No centro dessa clareira outonal, um caçador de meia idade, num perfil que quase oferece as costas ao espectador, detém-se a observar o seu cão, cuja atenção fora captada por algo no chão. A gama cromática é bastante restrita, o que ajuda a harmonizar o todo e a fundir os seres no ambiente que os rodeia. No tratamento plástico das folhas, nas árvores e pelo chão, reverberam os dourados outonais, o que cria um ritmo lumínico que se abre e concentra no branco do cão. O motivo do quadro é assim um pretexto para uma íntima contemplação de Keil da natureza, ela própria mimetizando a suspensão da atenção e a harmonia das suas personagens no quadro.
Para além das inúmeras cenas de natureza que realizou, Alfredo Keil revelou-se ainda um pintor atento à cidade e às suas cenas de interiores burgueses, revelando um quadro sociológico semelhante ao que contemporaneamente era ficcionado por escritores como Eça de Queiroz.
LC