Obras
Sem título (CNB 2001)
photography


Data
2001
Técnica
Impressão cromogénea
Dimensões
125,5 x 153,5 cm
Depois da importante encomenda que deu origem à série - ist
, trabalho de marcada componente documental - dedicado ao Instituto Superior Técnico, 1993-1994 - Augusto Alves da Silva desenvolve outro projeto por encomenda, desta vez tendo como foco a Companhia Nacional de Bailado (CNB). O acompanhamento das atividades da Companhia, realizado durante o ano de 2001 e novamente em 2002, teve duas fases distintas, que originaram as exposições e respetivas publicações: - CNB 2001
, Instituto Camões em Paris, 2001 e - 2
, Centro Português de Fotografia, Porto, 2003.
Inserida na primeira fase desse projecto, - Sem título (CNB 2001),
pertence a uma série que foi selecionada a partir de um corpo de trabalho com fins comerciais. Contudo, estas imagens frustram a convenção normalmente associada ao universo de referências criado para promover o bailado, conotado com a beleza, delicadeza e elegância dos gestos e movimentos. Evitando intencionalmente o momento do espectáculo, o artista escolhe destacar o espaço dos bastidores. Ao revelar o que é inacessível ao espectador, a série inclui imagens que oscilam entre a encenação do retrato frontal, a captação de instantes e imagens de espaços vazios, sendo nesta terceira categoria que se insere a presente obra. A imagem do camarim desocupado é nesta composição orientada por linhas diagonais, onde a iluminação do espaço fechado é acentuada pelos espelhos que refletem a luz elétrica e que ressaltam a ausência dos bailarinos. Em toda a série Augusto Alves da Silva sublinha a dimensão artificial do espetáculo e o rigor técnico, tantas vezes apontado no trabalho do artista, é aqui aplicado de forma crua numa aproximação ao estudo sociológico sobre um microcosmo, definindo-se ambiguamente entre o documento e a subjetividade do artista.
Rita Salgueiro
, trabalho de marcada componente documental - dedicado ao Instituto Superior Técnico, 1993-1994 - Augusto Alves da Silva desenvolve outro projeto por encomenda, desta vez tendo como foco a Companhia Nacional de Bailado (CNB). O acompanhamento das atividades da Companhia, realizado durante o ano de 2001 e novamente em 2002, teve duas fases distintas, que originaram as exposições e respetivas publicações: - CNB 2001
, Instituto Camões em Paris, 2001 e - 2
, Centro Português de Fotografia, Porto, 2003.
Inserida na primeira fase desse projecto, - Sem título (CNB 2001),
pertence a uma série que foi selecionada a partir de um corpo de trabalho com fins comerciais. Contudo, estas imagens frustram a convenção normalmente associada ao universo de referências criado para promover o bailado, conotado com a beleza, delicadeza e elegância dos gestos e movimentos. Evitando intencionalmente o momento do espectáculo, o artista escolhe destacar o espaço dos bastidores. Ao revelar o que é inacessível ao espectador, a série inclui imagens que oscilam entre a encenação do retrato frontal, a captação de instantes e imagens de espaços vazios, sendo nesta terceira categoria que se insere a presente obra. A imagem do camarim desocupado é nesta composição orientada por linhas diagonais, onde a iluminação do espaço fechado é acentuada pelos espelhos que refletem a luz elétrica e que ressaltam a ausência dos bailarinos. Em toda a série Augusto Alves da Silva sublinha a dimensão artificial do espetáculo e o rigor técnico, tantas vezes apontado no trabalho do artista, é aqui aplicado de forma crua numa aproximação ao estudo sociológico sobre um microcosmo, definindo-se ambiguamente entre o documento e a subjetividade do artista.
Rita Salgueiro