Obras

Stella di Rame su Pergamene [Estrela de Cobre em Pergaminhos]

sculpture
Stella di Rame su Pergamene [Estrela de Cobre em Pergaminhos]
Stella di Rame su Pergamene [Estrela de Cobre em Pergaminhos]
© Pedro Tropa & Teresa Santos, cortesia da Galeria Pedro Cera
Data

2010

Técnica

Cobre e pergaminho

Dimensões

170 x 360 x 0,6 cm

Como pioneiro do movimento Arte Povera, Gilberto Zorio é uma figura de primordial importância na história das vanguardas artísticas em Itália e na cena artística contemporânea internacional. A sua longa paixão pela alquimia e a química, com os seus processos hipnotizantes de transformação e transmutação, é uma das principais fontes da notável capacidade de inventividade visual de Zorio, a par da sua incansável motivação experimental.
Com uma sensação de deslumbramento e espanto a permear o seu trabalho, Zorio tem vindo a explorar de forma contínua o interstício entre a imaginação, o sonho e os fenómenos manifestamente percetíveis. Definindo-se como alquimista-arqueólogo, o seu universo está repleto de consciência sobre dinâmica, efemeridade e mutação, fusão e inscrição, sobre as infinitas ações do tempo, agenciamentos espaciais e químicos e a impermanência de todas as coisas. O seu fascínio por temas tão profundos e conceptuais como os campos energéticos e cósmicos ou a essência espiritual do ser humano expressa-se no seu uso constante de elementos substanciais como catalisadores da criatividade em conjunto com formas e símbolos arquetípicos universais tais como a figura em forma de estrela de cinco pontas, conhecida como pentagrama.
Stella di Rame su Pergamene é uma peça em grande escala composta por três rolos de pergaminho, unidos horizontalmente, de um brilhante laranja-ocre. Na parte central, uma grande estrela incandescente gravada no pergaminho. A estrela é feita de cinco triângulos isósceles de cobre, montados em torno de um pentágono. Os vestígios da utilização de fósforo e fogo por Zorio para fundir o metal condutor elétrico maleável com o couro curtido orgânico são visíveis através das transformações cromáticas produzidas pelo processo efémero de combustão. As áreas a negro à volta do núcleo da estrela, nas suas margens e nos pontos certos, as zonas centrais roxas, as emanações e os clarões brancos à sua volta reforçam a sua poderosa presença energética e icónica.
KS

Obras

(1)

A carregar

  • Torcia [Tocha]
    Torcia [Tocha]

    Gilberto Zorio