Obras
Torcia [Tocha]
sculpture
![Torcia [Tocha]](https://cms.macam.pt/storage/uploads/thumbs/inarte-work-3327_w840.jpg)
![Torcia [Tocha]](https://cms.macam.pt/storage/uploads/thumbs/inarte-work-3327_w840.jpg)
Data
1967
Técnica
Tubo de dalmina, tubos de alumínio vermelho fluorescente e braçadeiras
Dimensões
210 x 190 x 185 cm
Produzida em 1967, Torcia pertence à obra inicial de Gilberto Zorio, cuja primeira exposição individual teve lugar nesse mesmo ano na mais importante galeria de vanguarda, a Galeria Sperone em Turim. Dois anos mais tarde, o artista fez parte da exposição pioneira comissariada por Harald Szeemann no Bern Kunsthalle, When Attitudes Become Art:Live in your Head. A paisagem artística do final dos anos 60 fervilhava com ações radicais de espírito livre, expressões inovadoras e abordagens totalmente novas da espacialidade, meios de comunicação e materiais. O processo de fabrico tornou-se nas próprias obras de arte à medida que as ações performativas e os objetos se concentravam ostensivamente e exibiam as forças físicas, psíquicas, emocionais, sociais e energéticas em causa.
Gilberto Zorio, com a sua grande liberdade criativa, é uma figura destacada da renovação escultórica. Emancipado das convenções de unidade, fixidez e estabilidade, riqueza e beleza dos materiais, Zorio empregou uma grande variedade de matérias e objetos banais, como cimento, borracha líquida, tubos metálicos, peles de cabra, cadinhos ou dardos, para produzir esculturas inusitadamente precárias, em movimento ou suspensas, que vigorosamente ocupariam espaços inteiros.
Torcia é composta por uma junção de tubos terminais fabricados industrialmente, de tubos de alumínio sem soldagem pintados com acrílico fluorescente vermelho e de um eixo central preto. Esta linha reta central tem uma inclinação de 45 graus em relação ao solo e toda a estrutura, o seu peso e equilíbrio, é apoiada em três pontos. Realçando as dimensões construtivas, lineares e gráficas dos materiais utilizados em vários mercados tecnológicos destinados ao consumidor final, incluindo os mercados da Energia, o Aeroespacial e o Automóvel, a peça transmite as ideias de montagem e ramificações, leveza, ascensão e potencialidade rotativa. Rompendo com volumes inteiros e o uso de pedestal, o surpreendente objeto mantém os traços visíveis das forças dinâmicas aplicadas e da pressão mecânica exercida sobre as tubagens, dotando-as de vários ângulos e direções. As linhas ramificadas em vermelho vivo podem representar um processo estabilizado de uma radiação energética fulgurante.
KS
Gilberto Zorio, com a sua grande liberdade criativa, é uma figura destacada da renovação escultórica. Emancipado das convenções de unidade, fixidez e estabilidade, riqueza e beleza dos materiais, Zorio empregou uma grande variedade de matérias e objetos banais, como cimento, borracha líquida, tubos metálicos, peles de cabra, cadinhos ou dardos, para produzir esculturas inusitadamente precárias, em movimento ou suspensas, que vigorosamente ocupariam espaços inteiros.
Torcia é composta por uma junção de tubos terminais fabricados industrialmente, de tubos de alumínio sem soldagem pintados com acrílico fluorescente vermelho e de um eixo central preto. Esta linha reta central tem uma inclinação de 45 graus em relação ao solo e toda a estrutura, o seu peso e equilíbrio, é apoiada em três pontos. Realçando as dimensões construtivas, lineares e gráficas dos materiais utilizados em vários mercados tecnológicos destinados ao consumidor final, incluindo os mercados da Energia, o Aeroespacial e o Automóvel, a peça transmite as ideias de montagem e ramificações, leveza, ascensão e potencialidade rotativa. Rompendo com volumes inteiros e o uso de pedestal, o surpreendente objeto mantém os traços visíveis das forças dinâmicas aplicadas e da pressão mecânica exercida sobre as tubagens, dotando-as de vários ângulos e direções. As linhas ramificadas em vermelho vivo podem representar um processo estabilizado de uma radiação energética fulgurante.
KS