Obras

Tempo

painting
Tempo
Tempo
© MACAM
Data

1991

Técnica

Óleo sobre tela

Dimensões

97 x 133,4 cm

Este políptico é formado por vinte e quatro quadros (24 horas...), organizados verticalmente num total de seis colunas, quatro das quais mais compactas com a predominância da cor vermelha amparando outras duas colunas verticais mais largas que sugerem grandes "janelas", atravessadas pela luz onde as imagens se formam e o mundo se deixa olhar e meditar no tempo que embebe de forma diluída as coisas, os corpos e as palavras.
Cada uma destas duas grandes "janelas" tem quatro "vidros", quatro vistas, quatro pinturas. Barrias gostava de estar à janela, de assistir ao teatro do mundo, e de pensar através do olhar. Nesta, como em muita outras obras suas, a obra nasce lentamente, feita de atores hesitantes que vão tomando o seu lugar na grande cena que o atrai como uma espécie de abismo bom, em nome da passagem desse tempo que tão materialmente amava. A pintura sempre foi a sua grande mestre de cerimónias.

A solidez dos vermelhos de Roma é desequilibrada por quatro pequenas telas verticais que não chegaram à cor, perturbando assim a estabilidade hipotética dos monocromos (espécie de alvenaria de tijolo), bem como a lógica da composição de três das quatro colunas deste fragmento pictural de um hipotético edifício estilizado, construído para imaginar o mundo à medida que o olhamos na sua fragmentação vital.

Este políptico é, como muitas obras do autor, uma composição fragmentada que reúne diferentes momentos, um vitral amadurecido na passagem do tempo, sobre o tempo.

ACP