Obras

The Flight [O Voo]

painting
The Flight [O Voo]
The Flight [O Voo]
© MACAM
Data

2014

Técnica

Óleo sob plexiglass

Dimensões

210 x 451,5 cm (tríptico - 210 x 150,5 cm, cada)

As diferentes técnicas, a estética e os temas escolhidos por Gil Heitor Cortesão juntam-se na intersecção da observação, espacialidade, sensação de tempo suspenso, história cultural e social. Trabalha habitualmente numa área entre o realismo, que envolve referências fotográficas, e as efusões abstratas com dispersão de matéria e cores, onde o acaso faz parte do processo criativo. Cortesão é também conhecido pela sua utilização original de vidro acrílico em grande escala sobre o qual pinta antes de inverter o sentido dos painéis para serem expostos ao público.

De escala monumental, - The Flight
é um tríptico de painéis retangulares em acrílico cobertos na sua maior parte por uma vasta gama de tons azuis, mergulhando os seus espectadores num vasto ambiente aquoso, numa ampla e aberta orla marítima. Apresenta uma multiplicidade de figuras em pequena escala que brincam de forma livre e descontraída à volta e em cima de duas pranchas de mergulho altas que se encontram nos dois lados da pintura. Enquanto a torre de mergulho da esquerda está precisa e claramente definida, a da direita é espectral, como se estivesse a desaparecer. A plataforma que desaparece é sobreposta por uma fulgurância de tinta branca luminosa, como um enorme salpico de água vindo de baixo. O painel central mostra mergulhadores saltando no espaço aberto, em diferentes alturas, distâncias e fases da ação. Evocando performances atléticas e ágeis, as figuras voadoras lembram, não só o mítico, se bem que trágico voo de Ícaro, mas também a fotomontagem de Klein, - Leap into the void
, que visava criar a impressão da capacidade destemida de voo do artista.

A composição simétrica no seu conjunto funde na perfeição componentes clássicos com materiais, técnicas e efeitos inovadores. De notar a combinação de elementos tradicionais - tais como a utilização de tintas a óleo, a linha do horizonte, a estrutura em camadas sobrepostas de baixo para cima, a perspetiva e sensação de profundidade ou os elementos arquitetónicos detalhados - com o uso invulgar do acrílico transparente e a sua inversão - a atmosfera de sonho, a repetição e a supressão, o elemento líquido avassalador e a frescura todo o conjunto.



Katherine Sirois

Obras

(2)

A carregar

  • Happy Hours
    Happy Hours

    Gil Heitor Cortesão

  • Sem título
    Sem título

    Gil Heitor Cortesão