David Batchelor (1955, Dundee, Escócia, Reino Unido) estudou no Watford College of Art (1973-75), obteve um BA em Artes Plásticas no Trent Polytechnic, Nottingham, Reino Unido (1975-78) e obteve um MA em Estudos Culturais no Centre of Contemporary Cultural Sutdies da Universidade de Birmingham, Reino Unido (1978-80). Batchelor é autor e editor de várias publicações, incluindo The October Colouring-in Book(Common-Editions: London, 2015), The Luminous and the Grey (Reaktion Books: London, 2014), Flatlands(Fruitmarket Gallery: Edinburgh, 2013), Found Monochromes (Ridinghouse: London, 2010), Colour(Whitechapel: London / MIT Press: Boston, 2008), Chromophobia (Reaktion Books: London, 2000) e Minimalism (Tate Publications: London, 1997). Estas e outras publicações do autor documentam os principais temas e ideias da arte contemporânea e refletem sobre o significado estético, cultural e filosófico da cor para os artistas, dentro do contexto mais amplo da antropologia, literatura, cinema, filosofia e ciência. O trabalho artístico de David Batchelor centra-se sobre essa mesma temática e é sublinhado por uma preocupação crítica sobre a forma como vemos e respondemos à cor hoje, numa era tecnologicamente avançada.
Entre as exposições individuais e colectivas em que participou destacam-se: Reduct: Abstraction and Geometry in Contemporary Scottish Art, Royal Scotish Academy, Edinburgh (2020); A Certain Darkness, CaixaForum, Barcelona, Espanha (2018); Totem: Spirit Beings & Sacred Objects, Saatchi Gallery, Londres (2017); Seeing Round Corners, Turner Contemporary, Margate, Reino Unido (2016); Light Show, Sharjah Art Foundation, Emirados Árabes Unidos (2015); Monochrome Arquive 1997-2015, Whitechapel Gallery, Londres, Reino Unido (2014); Magic Hour, Gemeentemuseum, Den Haag, Holanda (2012); Color Chart: Reinventing Color, 1950 to Today, Tate Liverpool, Reino Unido (2009) e MoMA – Museum of Modern Art, Nova Iorque, EUA (2008); Contrabandistas de Imágenes, Museum of Contemporary Art, Santiago, Chile (2005); Polymonochromes, Henry Moore Institute, Leeds, Reino Unido(1997), entre outras.
PS
Dezembro 2020
Entre as exposições individuais e colectivas em que participou destacam-se: Reduct: Abstraction and Geometry in Contemporary Scottish Art, Royal Scotish Academy, Edinburgh (2020); A Certain Darkness, CaixaForum, Barcelona, Espanha (2018); Totem: Spirit Beings & Sacred Objects, Saatchi Gallery, Londres (2017); Seeing Round Corners, Turner Contemporary, Margate, Reino Unido (2016); Light Show, Sharjah Art Foundation, Emirados Árabes Unidos (2015); Monochrome Arquive 1997-2015, Whitechapel Gallery, Londres, Reino Unido (2014); Magic Hour, Gemeentemuseum, Den Haag, Holanda (2012); Color Chart: Reinventing Color, 1950 to Today, Tate Liverpool, Reino Unido (2009) e MoMA – Museum of Modern Art, Nova Iorque, EUA (2008); Contrabandistas de Imágenes, Museum of Contemporary Art, Santiago, Chile (2005); Polymonochromes, Henry Moore Institute, Leeds, Reino Unido(1997), entre outras.
PS
Dezembro 2020