Obras

A Clear Statement

painting
A Clear Statement
A Clear Statement
© MACAM
Data

2001

Técnica

Acrílico sobre tela

Dimensões

247 x 444 cm (tríptico - 247 x 148 cm, cada)

Depois de um interregno voluntário na sua produção entre meados da década de 1980 e a segunda metade do decénio seguinte, Vítor Pomar retoma a prática artística, produzindo fotografias, instalações e objetos. Simultaneamente, resgata a prática da pintura, criando trabalhos que recuperam o gestualismo vigoroso e a materialidade experimentados em séries anteriores, e que têm como base conceptual um programa sediado na filosofia oriental, a partir do qual o artista questiona as dimensões mística e espiritual da própria existência.
Composta por três secções diferentes, mas que estabelecem relações entre si, esta obra estrutura-se como um tríptico que, de certo modo, convoca o observador para uma experiência transcendente ou sacral (ou mesmo religiosa, no sentido original do termo religare - manter unido). Apesar do equilíbrio do conjunto, o movimento multidirecional dos gestos e os contrastes cromáticos originam uma tensão permanente entre os vários elementos, metáfora da permanente inquietação existencial do indivíduo e da sua busca de entendimento acerca do seu lugar no mundo.
Cada pintura é o resultado de uma composição matérica e cromática, com a tinta aplicada em pinceladas dinâmicas que sobrepõem cada grupo de cores, por vezes arrastando-se até à escassez total. Em oposição a momentos de saturação de cor, vislumbram-se sugestões de transparência e luminosidade, sinais de ausência e de esvaziamento. Neste jogo de oposições, Vítor Pomar propõe uma reflexão sobre as relações entre corpo e mente, entre matéria e sentidos, entre o visual e o espiritual, valores essenciais de cada etapa sensitiva do seu processo de criação artística.
JB

Obras

(1)

A carregar

  • Because there is nothing new under the sun [Porque não há nada de novo debaixo do sol]
    Because there is nothing new under the sun [Porque não há nada de novo debaixo do sol]

    Vitor Pomar